Poda de árvores pode ser requisitada à Novacap e em ouvidorias do governo

Em caso de proximidade da planta com a rede de energia, a CEB é a única que pode intervir e deve ser acionada no número 116

Moradores que identifiquem locais que precisem de poda de árvores devem acionar os órgãos adequados do governo de Brasília. No DF, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é a responsável por analisar a situação e fazer a intervenção necessária nos espaços públicos.

O serviço pode ser requisitado à companhia por e-mail, nas ouvidorias do Executivo local, no número 162, e das administrações regionais.

Em área particular, a companhia também deve ser procurada para emitir laudo e autorização. Mas nesse caso, não executará o serviço, que é de responsabilidade do proprietário. No ano passado, a Novacap somou 36.131 podas de árvores. Neste ano, já são 41.452 intervenções.

Em lugares nos quais as árvores estejam próximas ou em contato com a rede de energia, apenas a Companhia Energética de Brasília (CEB) poderá atuar. A empresa pode ser contatada no telefone 116 e dá prazo médio de 30 dias para atendimento, por causa da alta demanda.
127Interrupções na rede elétrica por mês, relacionadas a quedas de galhos de árvores e outras interferências de plantas

A CEB atende tanto chamados para áreas públicas quanto particulares. Mas destaca que onde a rede for particular haverá cobrança pelo serviço. Além de oferecer mais segurança para a população, a poda das árvores também é importante para a estabilidade no fornecimento de energia elétrica na cidade.

Neste ano, a média de interrupções relacionadas a queda de galhos e outras interferências de plantas é de 127 por mês, segundo a companhia.

As administrações regionais também recebem pedidos da população. As que possuem maquinário fazem diretamente o serviço em parceria com a Novacap. As equipes de cada região atuam ainda com podas menores, que exigem menos equipamentos. Quando não é possível atender às solicitações, elas são encaminhadas para a companhia.

O material vegetal recolhido — tanto das podas quanto de quedas de galhos — é levado para o Viveiro II da Novacap, que fica no Setor de Oficinas Norte, próximo ao Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), e depois leiloado.


Onde fazer pedido de podas de árvores

Na Novacap

Na ouvidoria do governo de Brasília
Telefone: 162



Mais informações no site do governo de Brasília

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom