Serviços de defesa agropecuária on-line começam a funcionar na segunda (31)

É preciso fazer o cadastro presencial. Ferramenta virtual emitirá guia de trânsito animal e possibilitará ao produtor declarar vacinação


A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural lança na segunda-feira (31) os serviços on-line de defesa agropecuária. Os produtores do Distrito Federal poderão emitir a guia de trânsito animal (GTA) e fazer declarações de vacinação antirrábica e contra a febre aftosa, além de ajuste de rebanho, por meio do Sidagro Produtor.

“O sistema vai facilitar a vida do produtor que até hoje precisa ir a uma unidade de apoio operacional ou à sede da secretaria para emitir o documento ou declarar a vacinação”, diz o gerente de Saúde Animal, Vinícius Eustáquio. A novidade coincide com a segunda etapa de campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai até 30 de novembro.

A princípio, o sistema vai permitir a emissão de GTA com destino interdistrital para bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Em breve, com a evolução da ferramenta, espera-se poder incluir os equinos.

Para acessar o sistema, o produtor deve ir aos escritórios de Defesa Agropecuária ou à sede da Secretaria da Agricultura para se cadastrar. “O cadastro terá de ser presencial, uma vez que o produtor precisa assinar um termo de responsabilidade para ter o login e a senha liberados”, explica o gerente. Eustáquio acrescenta ainda que o uso inadequado levará ao bloqueio do produtor no sistema, que só será liberado novamente após passar por uma capacitação na Defesa Agropecuária.

A ferramenta Sidagro Produtor é mais uma forma de ajudar os produtores no dia a dia. A prestação presencial dos serviços continuará funcionando.
Cartilhas de instruções

Para facilitar o uso do Sidagro Produtor, a Secretaria da Agricultura criou duas cartilhas de instruções, uma sobre emissão de GTA e outra sobre a declaração e ajuste de rebanho, que vai orientar o produtor rural na execução dos serviços. As cartilhas ficarão disponíveis dentro do sistema.

Lançamento do sistema Sidagro Produtor
31 de outubro (segunda-feira)
Às 14 horas
No auditório da Escola de Governo — Setor de Garagens Oficiais Norte, Área Especial nº 1, Quadra 1

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom