Café da manhã, a hora ideal para reuniões de trabalho e negócios

Para o americano Ryan Estis, o café da manhã não é apenas a refeição mais importante do dia: é também o momento em que tem as reuniões de trabalho mais produtivas.

Sem as bebidas alcoólicas envolvidas no clássico jantar de negócios ou a agitação e a correria que costumam marcar os almoços com colegas, o início da manhã passou a ser o horário preferido dele - um consultor sobre liderança - para resolver assuntos importantes com clientes.

Antes de sair de casa, o executivo faz 15 minutos de meditação e toma uma xícara de café. "Já começo o dia bem concentrado e cheio de energia", conta. "E o melhor é que, quando chego ao escritório, às 9h, já resolvi boa parte dos assuntos importantes."

Assim como Etis, muitos de nós sabemos o quanto é cada vez mais difícil interromper o trabalho para ir a reuniões fora do escritório. Ao mesmo tempo, especialistas em produtividade agora insistem que devemos permanecer concentrados em uma tarefa por vez.

Tudo isso contribui para a popularidade do café da manhã no mundo dos negócios.
Decisões rápidas e eficientes

"A ausência de bebidas alcóolicas já cria uma predisposição mental diferente. As pessoas tendem a tratar o momento com mais profissionalismo", observa Laura Vanderkam, autora de vários livros sobre carreira, incluindo What the Most Successful People Do Before Breakfast ("O que as pessoas mais bem-sucedidas fazem antes do café da manhã", em tradução literal).

Mas nem tudo é questão de eficiência. Reuniões no fim do dia se baseiam em um modelo "antiquado" de trabalho, afirma Vanderkam.

"São as mulheres que estão particularmente desafiando essa ideia, pois não querem estar em casa fazendo jantar e colocando as crianças para dormir enquanto apenas os maridos estão livres para fazer reuniões."

Segundo especialistas, as reuniões matinais também levam a uma tomada de decisões mais rápida e eficiente.

Em 2015, Bertie Stephens, fundador do site de e-commerce Flubit, em Londres, fechou um financiamento de mais de US$ 1,2 milhão (R$ 4 milhões) depois de um café da manhã de uma hora com um investidor em potencial.

Depois disso, se tornou um dos maiores fãs desse tipo de encontro.

"No café da manhã, as pessoas ainda não tiveram tempo de ficarem enroladas com as tarefas do dia, nem têm o cansaço mental de outros horários", afirma.

De acordo com Vanderkam, a manhã ainda é um horário que muitos de nós não aproveitamos bem no mundo dos negócios, apesar de ser mais fácil de encaixar na agenda.

Mas, apesar de suas vantagens, há alguns tipos de reunião que não são tão apropriados para o café da manhã: quando um encontro tem apenas a intenção de consolidar uma nova relação ou fazer um networking, é mais recomendável usar outra hora do dia.
Atenção nos detalhes

Outra característica importante das reuniões matinais é que elas não duram mais do que uma hora.

Por isso, é melhor planejar tudo nos mínimos detalhes.

Joanna Lau, dona da confecção de bolsas Jemma, em Nova York, prefere agendar o café da manhã para depois das 9h, usando o tempo antes disso para se preparar em casa.

"Antes de uma reunião, gosto de examinar bem o que quero discutir e faço uma lista mental", conta.

Além disso, é importante informar os outros participantes sobre o horário em que se deve terminar, já que todos precisam sair dali e continuar com os afazeres do dia.

Para evitar perder tempo no trânsito, escolha um ponto de encontro conveniente para todos e que comporte uma reunião de negócios durante o café da manhã - mesas espaçosas, silêncio e acesso à internet.

Se seus convidados são do tipo que demoram para despertar, mesmo já estando acordados, um lugar ao ar livre ou com certo movimento pode ajudar.

"Se você trouxer a energia necessária, os outros vão atrás", aposta Stephens.


Fonte: BBC

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom