Empresas contratadas reforçam limpeza de bocas de lobo

Trabalho começou nesta segunda-feira (14) e atenderá todas as regiões administrativas do Distrito Federal


Manutenção dos bueiros ganhou reforço de seis empresas. Foto: Gabriel Jabur
Essencial em períodos de chuva, o trabalho de limpeza e desobstrução das bocas de lobo do Distrito Federal passou a contar com o reforço de seis empresas desde a manhã desta segunda-feira (14).

Em um primeiro momento, a atuação se concentrará nas áreas mais críticas apontadas pelas administrações regionais. O mapeamento levou em conta também as solicitações feitas à Ouvidoria do governo de Brasília, por meio do telefone 162.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) dividiu o Distrito Federal em oito lotes, distribuídos entre as seis empresas. A previsão é ter uma equipe por região administrativa. Atualmente, a estatal conta com três equipes próprias para manutenção da rede de drenagem pluvial de todo o DF.
2 toneladasQuantidade de lixo que cada uma das três equipes da Novacap retira, por dia, de 170 mil bocas de lobo no DF

Nos próximos dias, quatro caminhões desobstruidores, comprados recentemente, entrarão nas ações de limpeza e manutenção das estruturas de escoamento das águas da chuva.

A Novacap estima que cada uma das três equipes retira, por dia, até 2 toneladas de lixo acumulado em cerca de 170 mil bocas de lobos existentes em todas as regiões administrativas.
Com desconto, contratos ficaram 35% abaixo do valor estimado

A licitação começou no primeiro semestre deste ano e terminou no final de outubro com a divulgação das empresas vencedoras. Com os descontos oferecidos, os valores ficaram, em média, 35% abaixo da estimativa inicial.

O contrato anual com as empresas ficou em R$ 10,4 milhões, podendo ser renovado por até cinco anos. “O diferencial neste modelo é que, de acordo com cláusula contratual, as prestadoras de serviço também podem ser acionadas para realizar pequenas construções e ligações de ramais nas redes de drenagem pluvial”, destaca o presidente da companhia, Júlio Menegotto.

A limpeza e a desobstrução iniciadas hoje prosseguirão durante o período de estiagem. “A manutenção do trabalho é fundamental para não chegarmos ao próximo período de chuvas com grandes quantidades de entulhos na rede”, explicou Menegotto.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom