5 dicas de decoração para apartamento pequeno

Com o aumento no preço do metro quadrado e a urbanização massiva, é cada vez mais comum encontrar em um apartamento pequeno o imóvel ideal. Desde poucos filhos, ou nenhum, até o valor ou a vontade de morar nos centros urbanos, diversos motivos levaram à diminuição do tamanho dos apartamentos em geral

Uma preocupação para quem busca esse tipo de imóvel é sobre a decoração e a disposição de móveis, afim de evitar que tudo pareça bagunçado ou cheio demais. Existem algumas dicas e truques para dar ao local a sensação de maior profundidade e tamanho. Para isso, confira cinco dicas de decoração para apartamento pequeno.

Menos é mais

Além da moda de decoração minimalista, em apartamentos pequenos é necessário seguir a expressão “menos é mais”. Quanto menos móveis e objetos, maior a sensação de amplitude que o ambiente traz, além da visualização e locomoção ser mais prática.

Na sala, por exemplo, não é necessário ter diversas mobílias, assim como no banheiro. Os espaços podem ser otimizados para a circulação de pessoas. Além do espaço, áreas com poucos móveis possibilitam maior iluminação e tornam o ambiente mais arejado, o que também minimiza a sensação de cômodo pequeno.

Outra dica é utilizar objetos necessários no dia a dia como decoração. Assim, é possível pendurar panelas e talheres nas paredes ou em suportes próprios, e economizar espaço nos armários, destinando-os a guardar outros utensílios.

Móveis planejados

Uma boa maneira de aproveitar todo o espaço disponível em apartamentos pequenos é apostar em móveis planejados. Com um projeto definido com base nas dimensões do imóvel é mais fácil não errar na hora da compra nem perder tempo procurando aquele móvel que caberá na medida exata necessária.

Essa dica funciona perfeitamente em cômodos como cozinha e quartos, que necessitam de armários e lugares para guardar diversos objetos que não podem ser dispensados.

Móveis multifuncionais

Outra tática muito utilizada é apostar em móveis multifuncionais, ou seja, que têm mais de um uso. Mesas extensíveis, coberturas para pias, cadeiras e sofás que se transformam em outros móveis estão nessa lista, assim como eletrodomésticos que acoplam mais de uma função em um mesmo aparelho. Invista também em móveis com rodinhas, que podem ser facilmente transferidos de lugar quando necessário.

Escolha com atenção os móveis

Além dos móveis planejados e com mais de uma função, é preciso analisar também o que é necessário no lar, o que pode ser dispensado e o que deve seguir uma linha específica. Os guarda-roupas, por exemplo, podem ter portas de correr e, assim, não precisar de tanto espaço para abertura.

Aproveite os espaços com uso de prateleiras e nichos, que servem tanto para apoio quanto para acondicionar objetos. Camas com baú ou gavetas também auxiliam na organização e decoração de imóveis com pequenas dimensões.

Cores e espelhos

Cores claras aumentam a sensação de amplitude dos cômodos de um apartamento pequeno. Outra dica é usar listras nas paredes: as horizontais dão a impressão de maior largura e as verticais, de pé direito mais alto.

Espelhos também ampliam a sensação de cômodos grandes e espaçados, além de darem um toque a mais na decoração. Invista em objetos grandes, que reflitam a amplitude do local.

Com um pouco de criatividade e seguindo as dicas acima, fica simples decorar um apartamento pequeno sem precisar abrir mão de objetos ou móveis importantes. Tem mais alguma dica para esse tipo de imóvel? Conte para a gente nos comentários.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom