6 dicas para evitar incêndios domésticos

Veja as 6 dicas para evitar incêndios domésticos

Resultado de imagem para incêndios domésticos
1- Não sobrecarregue uma tomada
Liga uma luz aqui, um trenzinho ali e o Natal se torna a época nacional da improvisação e sobrecarga das tomadas. Em ambientes como a sala ou quarto é comum usar uma tomada benjamim para conectar vários cabos, entretanto, eles consomem muita energia ao mesmo tempo em um ponto que pode não ter capacidade para aguentar alta carga elétrica.

2- Cuidado com as lampadinhas de Natal
Use sempre luvas durante a instalação – caso alguma lâmpada estoure você estará protegido. Além disso, se as luzinhas estiverem fora de casa evite colocá-las próxima à rede pública de energia, sem dúvida o risco de acidentes graves é maior. Evite posicionar as luzes de natal em locais inflamáveis, como móveis e objetos de decoração e nunca utilize fita crepe ou plástica na fiação, pois favorecem a passagem de corrente elétrica.

3- Nunca se distraia com panela de óleo quente
Ajeita a casa, recepciona amigos, cuida do forno e é inevitável esquecer algumas tarefas, nem que seja uma panela no fogão. Entretanto, todo cuidado é pouco na cozinha, pois ele é um dos cômodos em que mais ocorrem incêndios. Um dos mais perigosos envolve a panela de óleo quente que, quando superaquecida, pode pegar fogo. Dica importante: Nunca use água para tentar conter o fogo, pois o choque térmico pode ocasionar uma explosão.

4- Observe se há vazamento de gás na residência
A manutenção do gás deve ser realizado durante o ano inteiro, mas devido o uso acima da média nessa época é recomendável verificar se a mangueira e a braçadeira estão bem ajustadas, aliás, ambas devem ser trocadas a cada cinco anos. Se sentir cheiro de gás, ande descalço para evitar atrito, desligue a chave geral e abra portas e janelas. Nunca tente acender uma lâmpada da residência, pois a faísca produzida pode causar uma explosão. Dica importante: Sempre compre o produto em locais confiáveis e faça a instalação correta do GLP.

5- Nem todos os materiais devem ir para o micro-ondas
Na hora do preparo de alimentos no micro-ondas, principalmente os pré-prontos, certifique-se que retirou todo o papel alumínio ou qualquer outro tipo de metal. Esses materiais nunca devem ser colocados dentro do aparelho.

6- Cuidado redobrado com velas
As velas dão um charme para a decoração natalina, mas todo cuidado é bem-vindo quando se está com velas acesas em casa. Além de colocar em um lugar fixo, em que não há possibilidade da vela tombar, também é necessário mantê-la longe de materiais com fácil combustão, como papel, madeira e tecidos. Vale sempre lembrar que as velas devem ser apagadas antes dos moradores dormirem.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom