quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Joe Valle é escolhido o novo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal

O novo presidente da Câmara Legislativa é Joe Carlo Viana Valle (PDT). Com uma votação acirrada, ele recebeu 12 votos, empatando com Agaciel Maia (PR). Pelos critérios de desempate, o pedetista venceu porque foi eleito distrital em 2014 com mais votos do que o seu rival. O resultado, entretanto, ainda não foi proclamado, em função de uma grande confusão que se formou entre os distritais após a votação


A disputa foi definida apenas nos últimos minutos da votação, ocorrida no começo da tarde desta quinta-feira (15/12). Até o começo da sessão que escolheria o futuro comandante da Casa pelos próprios dois anos, Agaciel contabilizava 13 votos a seu favor. Mas o distrital Robério Negreiros (PSDB) virou o jogo e deu a vitória a Joe Valle. Há, porém, uma expectativa que ele mude de ideia novamente, o que pode alterar o resultado.

Joe Valle (PDT) foi escolhido o novo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Falta apenas a proclamação do resultado pelo presidente interino da Casa, Juarezão (PSB). O parlamentar obteve vitória, nesta quinta-feira (15/2), com o apoio de 12 deputados distritais
Joe Carlo Viana Valle nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte, em 1964. Casado e pai de duas filhas, o potiguar reside em Brasília há mais de 40 anos. Engenheiro Florestal formado pela UnB, Joe Valle é um dos principais produtores de alimentos orgânicos no país, uma atividade que busca a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.


No Executivo, ocupou o cargo de secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia e de presidente da Emater/DF.

Em 2010 foi eleito deputado distrital e reeleito em 2014. Joe Valle é um dos distritais mais produtivos da Câmara Legislativa. Tem mais de 30 leis aprovadas como, por exemplo, a Lei da alimentação saudável nas escolas, a Lei do Banco de Alimentos no DF e a Lei das Mudanças Climáticas.

Foi um dos primeiros na Câmara Legislativa a abrir mão do 14º e 15º salários e a divulgar todos os gastos do mandato na internet. Também contribuiu para a aprovação do voto aberto e o fim do nepotismo na Casa.

O parlamentar preside a Comissão de Fiscalização, Transparência, Governança e Controle da CLDF, iniciativa inovadora no país e criada por ele. É membro da Frente Parlamentar do Meio Ambiente, Frente Parlamentar do Direito Animal, Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana Sustentável, Frente Parlamentar do Trânsito Seguro e a Frente Parlamentar da Gestão Pública.

Filiado ao PDT desde outubro de 2013, Joe Valle é o novo presidente da CLDF.

O empate com Agaciel Maia (PR), que também angariou 12 votos, garantiu a vitória, segundo o terceiro critério de desempate do regimento da Casa: maior quantidade de votos na última eleição. Em 2014, o primeiro reuniu 20.352 eleitores e o segundo, 14.876.

As articulações pelo cargo acarretaram o atraso da votação, antes prevista para as 10h. Rodrigo Rollemberg (PSB) fez o possível para garantir o apoio ao candidato escolhido. Inclusive, ofereceu o posto de líder do governo a Rodrigo Delmasso (Podemos), momentos antes da eleição.

Ainda assim, após uma reviravolta, Robério Negreiros (PSDB) mudou o voto previamente proclamado e apoiou Joe Valle (PDT). O revés ocorreu após uma discussão com Delmasso. Robério o chamou de “moleque” e o integrante do partido Podemos retribuiu o xingamento.

As eleições seguem durante a tarde desta quinta-feira. Serão eleitos, ainda, o vice-presidente, o 1º, 2º e 3º secretários da cúpula da Câmara Legislativa.

Confira como votou cada deputado:

CANDIDATO AGACIEL MAIA:

– Agaciel Maia (PR);

– Bispo Renato Andrade (PR);

– Chico Vigilante (PT);

– Israel Batista (PV);

– Juarezão (PSB);

– Julio Cesar (PRB);

– Lira (PHS);

– Luzia de Paula (PSB);

– Ricardo Vale (PT);

– Rodrigo Delmasso (Podemos);

– Telma Rufino (PROS);

– Wasny de Roure (PT);

TOTAL: 12 votos

CANDIDATO JOE VALLE:

– Celina Leão (PPS);

– Chico Leite (Rede);

– Claudio Abrantes (Rede);

– Cristiano Araújo (PSD);

– Joe Valle (PDT);

– Liliane Roriz (PSB);

– Rafael Prudente (PMDB);

– Raimundo Ribeiro (PPS);

– Reginaldo Veras (PDT);

– Robério Negreiros (PSDB);

– Sandra Faraj (SD);

– Wellington Luiz (PMDB)


TOTAL: 12 votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhores da semana