ARTIGO: O Congresso quer controlar o poder presidencial nos EUA

Andrew Rudalevige*

Câmara e Senado acreditam estar diante de um presidente que permitirá que Executivo seja restringido

Resultado de imagem para Andrew Rudalevige
Os líderes republicanos no Congresso planejam votos antecipados em pelo menos duas leis destinadas a restringir ou revogar os regulamentos do Poder Executivo, emitidos por departamentos e agências. “Os votos dariam ao presidente eleito Donald Trump medidas que ele poderia assinar imediatamente”, escreveu o site especializado “Politico”, presumivelmente pensando nos apelos de Trump para a desregulamentação. Mas é difícil entender por que ele assinaria qualquer um dos projetos. Eles serão oferecidos como uma forma de condenar os excessos regulatórios de Obama. No entanto, como diria o “estudioso” Bruce Springsteen, é um “disfarce brilhante”.

Eles reveem a Lei de Revisão do Congresso (CRA) aprovada em 1996, que permitiu aos legisladores derrubar regulamentações por resolução conjunta dentro de 60 dias de sua publicação. Como a resolução conjunta pode ser vetada, o CRA normalmente pode ser ativado somente quando (1) um Congresso odeia a regra e (2) um novo presidente toma posse durante o período de revisão e está disposto a assinar a resolução. Isso aconteceu apenas uma vez — em 2001, quando uma lei do governo Clinton foi derrubada por um Congresso republicano e pelo presidente George W. Bush.

A partir de 20 de janeiro, claro, teremos um Congresso hostil a muitas das leis de Obama (educação, energia, meio ambiente, para listar algumas) saudando o novo presidente. E uma vez que os legisladores foram ao trabalho raramente em 2016, os 60 dias legislativos permitidos para a revisão da CRA poderia valer até a metade de junho. Seis meses de leis poderiam, em teoria, ser revogadas.

Mesmo assim, o CRA só permite que uma lei seja revogada de cada vez. Por isso, uma das propostas — a Lei de Alívio das Regras da Meia-Noite — eliminaria essa necessidade, permitindo que várias sejam revogadas em uma única resolução. A outra, a REINS, não revoga leis; em vez disso, torna mais difícil adotá-las. Ela exigiria que o Congresso aprovasse as principais regulamentações — aquelas com um impacto de US$ 100 milhões na economia — para que entrem em vigor.

Em teoria, isso forçaria o Congresso a ser mais claramente responsável pelas leis que aprova. Na prática — especialmente tendo em conta que são votadas apenas na segunda e quarta quintas-feiras de cada mês — a aprovação de novas leis seria drasticamente lenta. Isso é bom para muitos legisladores. E o presidente Trump pode aplaudir o resultado, se aplicado a “leis ruins de Obama”. Mas, por que um presidente iria autorizar o Congresso a acabar com seus próprios esforços para pôr novas leis em prática? Por que ele daria aos legisladores o poder de veto sobre a execução da lei?

Outros presidentes resistiram a este tipo de tentativa. Ronald Reagan, por exemplo, também tinha uma agenda firme de desregulamentação. Sem consultar seu Gabinete, criou um processo centralizado de revisão de novas e antigas leis, salvaguardado pelo Gabinete de Informação e Assuntos Regulamentares. George W. Bush chegou a argumentar que havia um “ramo executivo unitário” completamente sob controle presidencial. Isso era diferente apenas em grau de precedente — por exemplo, o esforço de Reagan para desafiar o “veto legislativo”, que permitiu que uma das câmaras derrubasse ações administrativas.

A REINS é muito diferente do antigo veto legislativo. É constitucional? As opiniões variam. Mas, na prática, tem o mesmo efeito: permite a uma câmara impedir o Executivo de cumprir o que os legisladores autorizaram. Em 2013, o professor Ronald Levin afirmou que “o ato visa a permitir que uma única Câmara controle a implementação das leis, o que transgride a própria ideia de separação de poderes”.

Mas por que presidentes dariam boas-vindas a tais tentativas? Em 2008, Leon Panetta pensou que o presidente Obama agiria de forma diferente em relação à autoridade executiva do que sua retórica como candidato sugeriu: “Não acho que qualquer presidente comece seu trabalho pensando sobre como eles podem minimizar sua autoridade”. O presidente da Câmara, Paul Ryan, e seus colegas aparentemente pensam que Trump é uma exceção. Eu não tenho tanta certeza.

* Andrew Rudalevige - Professor de Governança do Bowdoin College.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom