Administração e Novacap limpam passagens subterrâneas do Plano Piloto

Força-tarefa começou na Asa Sul, próximo ao Hospital de Base. Companhia usa água não potável de maneira racional para retirar a sujeira

Equipe da Novacap trabalha na limpeza da passagem subterrânea na altura do Setor-Médico Hospitalar Sul. Foto: Gabriel Jabur

O funcionário do Congresso Nacional, Diocese Pereira da Silva, de 63 anos, percorre diariamente a passagem subterrânea entre o Setor Médico-Hospitalar Sul e o Setor Bancário Sul. Ele reclama que o mau cheiro e as pichações degradam o lugar. “Tem dias que é impossível passar por aqui, pois o cheiro fica insuportável”, disse. Porém, ao passar pelo trecho na manhã desta terça-feira (21), ele já percebeu a diferença no aspecto do local.

O novo visual é resultado de ação da ação integrada entre a Administração regional do Plano Piloto e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) de limpeza e pintura das passagens subterrâneas do Plano Piloto. O trabalho iniciado ontem deve durar três semanas e envolverá as oito passarelas da Asa Sul. Depois, será a vez de as oito estruturas da Asa Norte receberem a revitalização.

A ideia é deixar as áreas mais limpas e livres de pichações e de lixo e, assim, aumentar a sensação de segurança e de conforto para os pedestres. 

De acordo com administrador Marcos Pacco, não vale somente o esforço do governo de Brasília. “Quando estiver limpa, é um dever de todos zelar pela manutenção e conservação”, completa o gestor do Plano Piloto.

Funcionários da Novacap e da Administração que participam da limpeza lançam um forte jato de água fria para retirar a sujeira e aplicam uma solução para limpeza pesada à base de ácido nas pichações. Por fim, mais um forte jato de água quente retira o que ficou da tinta. Os grafites em bom estado de conservação serão preservados.

A força-tarefa começou no início do Eixo W, próximo ao Hospital de Base, no sentido norte-sul. Para a limpeza do local, foram mobilizados uma equipe de seis pessoas, um caminhão-pipa, um caminhão desobstruidor e duas máquinas de pressão para remover pichações.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom