segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Foliões movimentam prévia do carnaval de Brasília

Na contagem regressiva para o carnaval, foliões lotaram as ruas de Brasília neste fim de semana para aproveitar os blocos que antecedem a festa popular. A expectativa é que cerca de 60 mil pessoas participem dos maiores eventos marcados para este domingo (19) – os blocos Cafuçu do Cerrado, Encosta que Cresce, Cabeça do Pimpolho e Falta Pouco

Na contagem regressiva para o carnaval, foliões lotaram as ruas de Brasília neste fim de semana. O Bloco Encosta que Cresce foi uma das atrações. Foto: Gabriel Jabur.

A estimativa é da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. No sábado (18), as principais atrações de pré-carnaval reuniram cerca de 10 mil pessoas, segundo a pasta, em diferentes locais da cidade.

A aposentada Rosimere Sarges, de 56 anos, e a autônoma Karina Santos, 37, foram juntas ao bloco Encosta que Cresce, no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, para entrar no clima do carnaval. “Costumo ficar por aqui no feriado. Gosto dos blocos tradicionais”, contou Rosimere, moradora do Sudoeste. Karina, que reside em Águas Claras, também não troca a festa brasiliense. “Aqui costuma ser mais seguro, tem mais policiamento e dá para curtir com tranquilidade.”

Os namorados Rodrigo Cruzeiro, 31, e Amanda de Moraes, 30, adotaram a mesma estratégia. “A programação deste ano está mais interessante. Por isso, investi em fantasias”, brincou o enfermeiro que mora no Guará. Os dois saíram para a folia vestidos de bailarina. Amanda, que reside na Asa Sul e também é enfermeira, enfatizou as melhorias no carnaval local. “Está cada vez mais organizado. Os blocos de rua são a melhor parte”, elogiou.
Segurança e planejamento no carnaval em Brasília

O policiamento em cada festa foi definido com antecedência pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social de acordo com o tipo de evento e a quantidade de público esperada. O quantitativo não é informado por questão de segurança. O Corpo de Bombeiros Militar, entre outros órgãos, como os de trânsito, também atua.

No sábado (18), os principais eventos foram os blocos Fio Desencapado, Tuthankasmona, Peleja e Galo Cego. Apenas no último houve registro de ocorrências. Duas pessoas foram levadas à 5º Delegacia de Polícia (Área Central), sendo uma por porte de drogas e outra por ter um mandado de prisão em aberto.
Blocos recebem recursos da Lei de Incentivo à Cultura

De acordo com a Secretaria de Cultura, 118 blocos participam do carnaval de rua de Brasília este ano. Somados às demais comemorações, são 190 eventos cadastrados — 105 no Plano Piloto e 85 em outras 21 regiões. A estimativa é receber 1,9 milhão de pessoas nessas festividades e 1,6 milhão nos quatro dias de carnaval.

Do total de blocos, 47 recebem recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) no valor total de R$ 1,5 milhão. Os eventos tiveram auxílio na contratação da estrutura do evento, como palcos, trios elétricos, iluminação, UTI, sonorização, tendas, carretas, grades, seguranças, brigadistas e banheiros.

Na segunda-feira (20), ainda tem o bloco Me Engole que eu sou Jiló que vai às ruas nesta segunda-feira (20), às 19 horas, na 201 Norte. O descanso será de apenas dois dias, pois de 22 de fevereiro a 1º de março as festividades serão diárias. A programação completa está disponível no Brasília tem Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhores da semana