ARTIGO: Gestão de condomínio é tema de debate

Landejaine Maccori

Administração de Condomínios é semelhante a gerir uma empresa. Você sabia que em razão dessa similaridade já se conquistou junto ao CFA- (Conselho Federal de Administração) a prerrogativa do Tecnólogo em Gestão Condominial ter direito ao seu Registro Profissional nos respectivos CRA - Conselhos Regionais de Administração no Brasil?

O Tecnólogo em Gestão Condominial é aquele que conclui um Curso Superior (duração-02 anos), de Tecnologia em Gestão Condominial. Um Curso que permite de acordo com o seu Projeto Pedagógico (de elaboração exclusiva das IES - Instituições de Ensino Superior) a habilitação ao concluinte para exercer atividades de administração em seu campo específico de formação - Resolução Normativa CFA- Nº 374/2009. Dentre as diversas áreas especificas de formação, a área de Gestão Condominial desponta-se como uma das mais promissoras no mercado de gestão especifica.

Um convite à reflexão se faz interessante dentro desse tema: Porque um Curso Específico de Gestão Condominial e não simplesmente o síndico ser um Administrador? Landejaine Maccori, responde que ao viver a experiência de elaborar o primeiro projeto pedagógico de IES (Instituição de Ensino Superior) para curso de gestão condominial se deparou com a realidade notória que para gerir um condomínio, minimamente, o conteúdo programático a ser ofertado, deve apresentar conhecimentos em 05 grandes áreas do conhecimento: administração, somada ao direito, engenharia, psicologia e contabilidade, além de ter que agregar conhecimentos tecnológicos diversos, e ofertar a possibilidade de desenvolvimento e domínio de técnicas de sustentabilidade ambiental. Portanto exigindo-se um projeto pedagógico diferenciado daquele que é ofertado na Administração Geral, ou seja, surge a necessidade de um projeto de curso especifico dentro da área de gestão, que é a condominial.

Orgulhosamente, a professora informa: obtivemos através do MEC- Ministério da Educação, conforme RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Nº 201112996, CÓDIGO MEC Nº 643476, o Reconhecimento desse Curso, com a NOTA Nº 04 (Entre 01 a 05). Bem como obtivemos o logro de Reconhecimento do Registro Profissional do TECNÓLOGO EM GESTÃO CONDOMINIAL, que hoje, por direito, obtém também seu registro profissional no CRA (Conselho Regional de Administração), e encontra-se habilitado para exercer atividades de administração em seu campo específico de formação, obtido mediante a conclusão de seu curso superior.

Atualmente através das Instituições ligadas à defesa de interesses de Condomínios e Síndicos no Distrito Federal (SINDICONDOMÍNIO-DF/ ASSOSÍNDICOS-DF / ABRASSP/ PORTAL DO SÍNDICO PROFISSIONAL), calcula-se que aproximadamente 680 (seiscentos e oitenta) síndicos são capacitados anualmente em termos de cursos básicos de capacitação e aperfeiçoamento do fazer diário do síndico. Fato que apresenta a visão de uma clientela ávida de conhecimentos e demonstração de interesse em Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gestão Condominial, Cursos esses, que podem acrescentar ao fazer do síndico a tão almejada “Legitimidade”, ou seja, transformar esse ofício em profissão, devidamente reconhecida e amparada em seus direitos.

Pode-se afirmar que é esse o fator preponderante: o pungente anseio dos síndicos em se capacitarem, é esse, o fator que vem movendo as Instituições de defesa de interesses de condomínios e síndicos, a continuarem rumo à realização dessa grande conquista. Alinhou-se a essas Instituições o pioneiro SENAC-DF (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que traz do seu passado a seriedade de investir em cursos que tenham solidez, tanto pela formação de profissionais graduados quanto em razão da sua absorção pelo mercado de trabalho, sendo um dos maiores formadores do Distrito Federal. 

Por ter essa multíplice visão de presente e de futuro, o SENAC-DF em parceria com o PORTAL DO SÍNDICO PROFISSIONAL e seus parceiros: SINDICONDOMÍNIO-DF, ASSOSÍNDICOS-DF e ABRASSP, já oferta o Curso de Pós-Graduação em Gestão de Condomínio (iniciado em agosto/2016), com vistas a, em um futuro próximo, também poder ofertar o Curso de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Condomínios).

Outra informação também relevante é saber que é possível acompanhar esses e outros TEMAS DE DEBATE no programa – “A Plataforma do Conhecimento”, que é um programa de debates transmitido ao vivo pelo canal oficial do CFA (Conselho Federal de Administração), no Youtube, o CFATV (www.youtube.com/cfatvoficial). Onde os Administradores Reinaldo Palma, Rosely Schwartz e Wagner Siqueira, palestrantes que são unânimes em afirmar que a gestão de condomínios é um campo de atuação crescente e cheio de oportunidades, tornando-se uma opção para profissionais de Administração e outros que desejem se especializar.

*Landejaine Maccori, Professora, Mestre em Psicologia, reconhecida no DF por sua atuação como pesquisadora de aspectos da violência urbana e a busca de segurança e humanização em condomínios, sendo a primeira Coordenadora de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Condominial no Brasil. Ligada a entidades representativas de síndicos e condomínios, no Brasil e no DF. Atua na linha de pesquisa voltada para a humanização da vida comunitária e a melhoria da segurança e da qualidade de vida em condomínios. 

Landejaine Rodrigues da Silva Maccori | E-MAIL: landrsm@hotmail.com | Fone: (61) 9 9966-0223 | http://lattes.cnpq.br/8775811491722523

Para uma Gestão Condominial eficiente juntos somos fortes! Informe-se!


SINDICONDOMINIO/DF: www.sindicondominio.com.br

ASSOSINDICOS/DF: www.assosindicos.net


PORTAL DO SÍNDICOPROFISSIONAL: www.portalsindicoprofissional.com.br

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom