ARTIGO: Segurança em condomínios, você se sente seguro?

Deusilene Santos de Lima

A preferencia para morar em condomínio fechados cresce cada vez mais, um dos motivos é a segurança. Contar com recursos humanos e tecnológicos para um melhor controle da segurança tem se tornado primordial

A violência cresce em todos os lugares, bandidos armam novas estratégias de ataques, algumas bem elaboradas e outros oportunistas, a prevenção ainda é uma arma infalível contra ações de marginais. Porteiros alertas, moradores comprometidos com a segurança, vizinhos mais próximos atentos, câmeras e cercas elétricas contribuem para inibir investidas maliciosa de bandidos.

Medidas de prevenção minimizam as vulnerabilidades, portanto invista na reciclagem dos funcionários através de cursos especializados, fiscalize as rotinas de trabalho deles, acompanhe de perto sua conduta e evite atribuir missão que seja fora da sua atividade e responsabilidades na portaria.

Quando o condomínio demitir ou contratar um novo funcionário é de extrema importância que todos os moradores sejam informados o motivo da sua saída e conheça o que foi contratado. Aconselhamos que evite substituições constantes.

A Participação ativa dos condôminos nas reuniões principalmente as que se refere à segurança é muito importante para deixa-los por dentro do que acontece em seu condomínio, os moradores precisam colaborar não facilitando a entrada de pessoas estranhas pelos portões de pedestre sem identificação do porteiro, caso tenha observado algo estranho na dúvida informe ao porteiro e/ou seu sindico e ele saberá que medidas tomar.

Para sua segurança, se o porteiro estiver identificando um estranho, aguarde para entrar ou sair e jamais dê informação sobre qualquer morador.

Crie ou participe de grupos de aplicativos do celular que inclua seus vizinhos, pois é uma ferramenta que ajuda a manter informado, principalmente se você tiver fora de casa. Caso seu condomínio possui sistema de câmeras, vale apena antes de sair de casa dá uma olhadinha para ver se há alguma movimentação estranha tanto na portaria como aos arredores do condomínio. 

Caso seja abordado e torna-se vitima, a prática mostra que marginais investem no fator surpresa, e claro, quase sempre andam com outros para garantir sua cobertura e fuga. Jamais reaja, entregue objetos que eles pedirem e livre-se deles o quanto antes, marginais armados e nervosos acabam matando quando se sentem acuados ou provocados. Comunique a policia e registre ocorrência o mais rápido possível passando todas informações necessárias.

Dicas de segurança são bem parecidas, mas devem ser levadas a sério e seguidas para nossa segurança e da nossa família, a falta de atenção nos tornam presas fácies, individuo atento tem maior probabilidade de não ser surpreendido. Ande em alerta, pois ao andar em alerta você percebe o carro estranho parado próximo a sua entrada, alguém se aproximando rápido, o casal que vem em sua direção e outros perigos.

Não facilite e lembre-se da famosa frase “ A segurança é um dever de todos!”


*Deusilene Santos de Lima - Coordenadora de Segurança da ABRASSP, Analista de Sistemas e Especialista em Gestão de Segurança Pública.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom