quinta-feira, 30 de março de 2017

Secretaria de Cultura abastece bibliotecas públicas com mais 6 mil livros

Cerimônia de entrega foi nesta quarta (29), na Biblioteca Nacional de Brasília. Escolha dos títulos se baseou nos pedidos dos usuários

Seis mil livros foram entregues nesta quarta-feira (29) pela Secretaria de Cultura para bibliotecas públicas. Foto: Toninho Tavares.

A Secretaria de Cultura entregou, nesta quarta-feira (29), seis mil exemplares de 135 novos títulos para 25 — das 27 — bibliotecas públicas do Distrito Federal, dentro do programa Mala do Livro. Foram investidos R$ 180 mil na aquisição.

Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, esta é mais uma ação voltada para o fortalecimento das políticas de livro e para leitura no DF. Permite ainda a recuperação da Biblioteca Pública de Brasília e de todo o sistema de espaços culturais. “Tem muitos anos que não se fazia um investimento tão grande nesta área.”

Presente à cerimônia, a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg destacou a importância do fomento da leitura para crianças. “Acredito na política da cultura como elemento diferencial num projeto de futuro — e um dos pilares do desenvolvimento sustentável —, porque trabalha valores como o comportamento e a identidade de comunidade”, afirmou.
"Acredito na política da cultura como elemento diferencial num projeto de futuro"Márcia Rollemberg, colaboradora do governo de Brasília

Segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas do DF, Graça Pimentel, a escolha dos livros se baseou nos pedidos recebidos de usuários, muitos voltados para concursos e crianças. “Nós estamos aqui para transformar Brasília numa cidade leitora”, disse ela.

O programa Mala do Livro, da Gerência de Bibliotecas da Secretaria de Cultura, vai receber boa parte dos exemplares, além de ganhar 25 novas caixas-estantes para atender mais comunidades. O projeto promove o acesso à leitura com utilização de minibibliotecas instaladas em residência para empréstimo de livros.

A secretaria também investirá, neste ano, R$ 1,6 milhão em projetos voltados para incentivo e acesso à literatura, ao livro e à leitura por meio do edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhores da semana