Veja como economizar até 40% na compra da casa própria

O leilão de imóveis é uma das melhores formas de economizar ao comprar a casa própria, com descontos que chegam a 40%

Antes de se decidir por um determinado imóvel, é preciso ler na íntegra o edital do leilão Foto: Divulgação

Mas, pouco explorado no Brasil, ainda gera muitas dúvidas nos possíveis compradores. Segundo o especialista em Direito Imobiliário Ighor Jacintho, se tomar algumas poucas precauções, o negócio é tão seguro quanto qualquer outro:

- O leilão é um ótimo caminho e deveria ser mais explorado. Em outros países, como os Estados Unidos, a modalidade é muita difundida. Mas no Brasil, talvez por falta de informações, as pessoas acabam utilizando a forma tradicional de aquisição de imóvel, procurando na imobiliária ou na construtora, e os leilões ficam a cargo de investidores.

Como em toda negociação, é preciso ter atenção antes de arrematar o apartamento dos sonhos. De acordo com Jacintho, o primeiro passo é escolher a modalidade em que vai investir. A mais segura é o leilão judicial, quando um imóvel é leiloado para quitar alguma dívida do proprietário cobrada em juízo. Já na modalidade extrajudicial, o imóvel é levado a leilão por falta de pagamento do financiamento no banco ou nas parcelas do apartamento comprado na planta diretamente com a construtora.

Dê preferência a imóveis desocupados, para não correr o risco de chegar à residência ainda com os inquilinos ou proprietários anteriores. Dependendo da situação, será preciso entrar com uma ação na Justiça para retomar a propriedade.
Atenção na leitura do edital

Antes de se decidir por um determinado imóvel, é preciso ler na íntegra o edital do leilão e analisar se o valor de compra vai cobrir todas as dívidas da propriedade - como cotas condominiais, IPTU e taxa de incêndio - ou se essas serão de responsabilidade de quem arrematá-la.

Após ler o edital, vá até o endereço para conhecer o imóvel pessoalmente. Caso ele esteja ocupado ou não seja possível entrar, pergunte ao porteiro ou ao síndico sobre o estado de conservação do local e até mesmo sobre a região onde está localizado.

Também é importante traçar um plano de ação antes de participar de um leilão e já ter pré-definido até que valor poderá chegar o lance para determinado imóvel, para que ele siga sendo um bom investimento.
Pesquisa é uma ótima aliada

Não acredite no preço de avaliação do edital, pesquise pelo endereço outros imóveis semelhantes que estejam à venda. Muitas vezes a avaliação está supervalorizada ou até mesmo muito abaixo do valor de mercado.

Após a arrematação, providencie imediatamente o registro do imóvel no cartório. E, se tiver alguma dúvida, procure a ajuda de um advogado especialista no setor imobiliário.

Fonte:EXTRA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom