sábado, 29 de julho de 2017

Bispo Renato quer novas contratações para a saúde em 2018

Pelo segundo ano consecutivo, o Deputado Bispo Renato Andrade protocolou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para garantir a previsão de nomeação de servidores para o sistema de saúde do DF

“A saúde pública se encontra em uma situação muito delicada, onde falta até o básico”, lamenta o parlamentar. “Nomear novos profissionais não resolve o problema em sua totalidade, mas certamente ajudará muito”, acrescenta.

As emendas do deputado ampliam a proposta original do governo, que era de contratar apenas 20 enfermeiros para a rede em 2018, passando para 500 enfermeiros, mil técnicos em enfermagem, 200 fisioterapeutas e 200 técnicos em nutrição.

Em 2016, Bispo Renato conseguiu a aprovação das emendas que garantiam a previsão de contratação de 500 enfermeiros e 1500 técnicos em enfermagem, além de contemplar também os técnicos em nutrição. Além disso, Bispo Renato destinou R$7 milhões em emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual para efetivas as nomeações. “Em maio deste ano, o governo anunciou a contratação de 800 novos profissionais, de várias especialidades, aprovados no último concurso. Infelizmente a quantidade foi inferior ao previsto na LDO, mas foi um primeiro passo importante”, explica Bispo Renato.

“Agora em 2017, vamos lutar para aprovar novas emendas à LDO de 2018, de forma que até o ano que vem a saúde pública possa receber estes profissionais”, esclarece. “A situação é emergencial e o ideal seria nomeá-los ainda este ano, mas precisamos garantir as contratações, caso o governo não cumpra a LDO integralmente”, conclui.

Outra emenda protocolada por Bispo Renato Andrade à LDO garante previsão orçamentária para a reforma do Hospital Regional de Taguatinga. “O HRT é um hospital que recebe pacientes de várias cidades do DF e precisa urgentemente desta manutenção”, defende.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias será votada nas comissões e depois segue para votação em plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhores da semana