Cadeias goianas têm 39 fugas em três dias

Mais uma prova de que a crise de segurança pública em Goiás é causada pela péssima gestão do governador Marconi Perillo e do vice José ELiton, ambos do PSDB




Apesar dos dois afirmarem que o Estado investe na área e que o aumento na violência é culpa da legislação, um dado assustador revela que, na verdade, as péssimas condições dos presídios goianos são um fator crucial para a sensação de insegurança vivida pelos goianos.

Segundo reportagem do jornal O Popular, 39 presos aproveitaram o final de semana do Natal para fugir das cadeias de Jaraguá, Águas Lindas e Inhumas. Os motivos para o alto número de fugas são conhecidos: pouco efetivo policial e péssimas condições dos presídios, já que Eliton e Perillo não investem o que deveriam na segurança dos presídios.

Em Inhumas, 14 detentos aproveitaram o banho de sol e serraram a grade de proteção. Com servidores insuficientes para vigiar uma detenção superlotada, a fuga nem foi percebida pelos agentes de segurança. Segundo o Popular, eram apenas dois agentes para 120 presos, sendo que o presídio tem capacidade para apenas 60.

A situação é o retrato fiel da péssima gestão de Perillo e Eliton, apesar das promessas vazias de investimentos que os dois fazem.

Pior que isso, porém, é perceber que a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) já nem dá muita atenção para as fugas, que já se tornaram rotina. Em nota enviada ao Popular, o órgão limitou-se a dizer que ações preventivas serão intensificadas.

Trinta e nove presos aproveitaram o fim de semana de Natal para burlar a segurança dos presídios de Jaraguá, Águas Lindas e Inhumas e fugirem do regime fechado.

O caso mais recente aconteceu em Inhumas, na manhã desta segunda-feira (25). Segundo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Goiás, Maxwell das Neves, 14 presos deixaram o isolamento durante um banho de sol. Os bandidos teriam utilizado uma segueta para cerrar a grade de proteção e passarem batido aos olhos dos agentes de plantão.

Segundo Maxwel, apenas dois agentes faziam o controle dos mais de 120 presos do local. O presídio tem capacidade máxima para 60. O presidente afirmou ainda que de acordo com o Departamento Penitenciário (Depen), a condição de trabalho ideal seria um agente para cada cinco presos.

Em Águas Lindas, no entorno do Distrito Federal, 10 presos aproveitaram o silêncio da madrugada e fugiram da unidade prisional. A fuga dos bandidos tornou-se possível após os mesmos abrirem um buraco na laje do teto e escaparem por ali.

A primeira fuga aconteceu na manhã de sábado (23), em Jaraguá, quando uma dupla invadiu a cadeia e rendeu os agentes a fim de resgatar Ariel Pedroso da Silva e Roberto Augusto Rodrigues Mendes, presos na semana anterior após serem detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-070, transportando carga de pasta base de cocaína avaliada em R$2 milhões. Outros 13 presos que dividiam cela com Ariel e Roberto aproveitaram a ação e fugiram do presídio.

A Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) informou que ações preventivas serão intensificadas, em parceria com a Polícia Militar, a fim de reforçar a vigilância nos presídios em Goiás. Paralela a ação, forças de segurança continuam na busca dos foragidos.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom