Diretoria da Abrassp realiza primeira reunião de 2018 em Brasília-DF

“A ABRASSP quer ser referência e ser reconhecida, ser uma entidade referência no Brasil e ser reconhecida também neste sentido” com estas palavras o presidente Paulo Melo resume a missão da ABRASSP que tem vários valores, entre eles, a inovação, a integridade, a transparência e a ética


Atuar sempre de forma clara para que na sociedade se promova a divulgação das ações e informações sem restrições de responsabilidade técnica social. Trabalhar com efetividade e atuar com eficiência e comprometimento, para tanto Paulo explica, “agindo de forma comprometida e com sustentabilidade, agir de forma a estimular o síndico a adotar ações sustentáveis no condomínio, inclusive temos um excelente diretor de sustentabilidade na Abrassp”, enfatiza Paulo Melo.



Valorização das pessoas, esse é o mais importante, junto à integração também, e o diretor da Abrassp afirma, “já estamos fazendo aqui algo, nós temos que integrar os síndicos, por isso é que nós fazemos tantos cursos e palestras”. E satisfação do síndico também, por que o síndico ele tem que ter prazer em ser síndico, não tem eu ser uma coisa eu atrapalhe ele, eu deixe ele inquieto. E isto está mudando, há 5 anos ninguém queria ser síndico, hoje já tem competição mesmo para a pessoa ser sindico. Isso é fruto de um trabalho que fizemos em Brasília, além da crise econômica e da redução de renda.

Em relação aos programas pré-lançados, Paulo explica, “vamos colocar em prática a Rede de Síndicos Profissionais, interagir e integrar síndicos profissionais no Brasil inteiro, agindo em rede como se fosse uma franquia, e a certificação profissional, temos dois tipos de certificação que vamos implantar, a certificação do síndico profissional e a certificação de qualidade empresarial do síndico da empresa que presta serviço para o condomínio”, conclui.


Quanto à certificação profissional, os síndicos vão ajudar a classificar, “vamos lançar um aplicativo muito legal, já está em construção e os síndicos vão fazer parte nesta certificação das empresas que prestam serviços aos condomínios”. O programa qualisíndicos já funciona bem, com os cursos de qualificação de síndicos. Síndicos sustentáveis, fizemos algumas ações, uma cartilha sobre sustentabilidade nos condomínios. Enbrassp, já fizemos quatro edições, vamos fazer mais três até março, uma em fevereiro, no dia 24, vai ser na sede do Sicoob ou no Creci, será um dia inteiro, pela manhã e à tarde, várias palestras e diversos temas.

Abrassp Cidadã, a gente recolhe roupas e alimentos não perecíveis e doa para instituições de caridade. Fizemos também no ano passado uma festa para crianças muito legal em Samambaia-DF, reunimos cerca de duzentas crianças. Programa de Atendimento ao Síndico 24 horas, pelo What’s App e as redes sociais, um atendimento mais imediato. Temo o Paeinc, o Programa de Apoio Especializado In Company, é um apoio ao síndico quando precisar no condomínio, e terá um custo para o condomínio e para o síndico. A Abrassp emite a nota fiscal e a pessoa que fez o apoio, a consultoria recebe 70% do valor da consultoria e 30% fica para a Abrassp.

Bate-papo com os síndicos também, “a gente já faz muito, e vamos fazer doze perguntas e o síndico vai respondendo as doze perguntas. Mais Síndicos, valorização e respeito aos gestores condominiais, as pessoas não valorizavam muito os síndicos até a gente começar a valorizá-los, eu não tenho conhecimento de antes da gente algum programa de premiar síndicos em Brasília e até mesmo no Brasil, talvez no Brasil exista, mas é comprado este prêmio, mas o nosso prêmio do síndico ele não paga um centavo para recebê-lo. A gente sabe eu tem muito prêmio que a pessoa paga e recebe, infelizmente é assim.

No Programa de Apoio Técnico ao Síndico, consultorias também, o síndico vem até a sede da Abrassp, a gente vai agendar com advogado, engenheiro, administrador, contador, que podem atender o síndico. O Programa Condomínio Para Todos é acessibilidade, é fazer com que as normas que dizem respeito á acessibilidade por que condomínio é para surdo, para idoso, para cadeirante, para todo mundo que precisa do condomínio. E o Programa de Relacionamento Interpessoal eu vamos colocar em prática, eu é fazer palestras dentro dos condomínios, para o pessoal se conhecer e se respeitar e parar de gerar briga dentro dos condomínios, nós estamos infelizmente cansados com este tanto de briga que acontece dentro dos condomínios.

O organograma da Abrassp possui a diretoria executiva, conselho fiscal e consultivo, diretoria geográfica, diretoria de área, conselho de síndico profissional e o conselho de síndico orgânico. O conselho composto por nove titulares e nove suplentes que vão ajudar no processo da certificação. O processo vai passar pelo conselho para ser aprovado ou não. “A equipe é um grupo de pessoas que se junta para alcançar um objetivo em comum com participação, idéias, renúncia, avaliação, relacionamento e realização das tarefas. Temos duas situações na Abrassp, temos diretoria e equipe, a diretoria são aquelas pessoas que estão em todos os lugares, nos cursos, nos eventos, que coloca a mão na massa, esta é a equipe. Este ano é o ano que a Abrassp vai crescer e desenvolver” conclui Paulo Melo.

Texto: Jornalista André Falcão.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom