2018: o ano da recuperação da economia brasileira

Quais ações tomar para aproveitar a retomada do crescimento em prol do fortalecimento dos negócios?

Os dados sobre a economia brasileira no ano de 2017 demonstraram que, enfim, estamos saindo da rota da crise e trouxeram esperança de crescimento para todos os setores econômicos do país. Aumento do PIB, maior número de importações e exportações, redução da inflação e dos juros foram apenas alguns dos resultados obtidos no ano anterior.

Para 2018, ainda mais avanços são esperados. O PIB, que já havia alçado um saldo positivo em 2017 comparado às retrações dos anos anteriores (crescimento de 1%, de acordo com pesquisa realizada pelo Banco Central), neste ano estima-se alcançar a marca de 2,70%, ainda de acordo com o BC.

Outro fator importante para a retomada econômica é a inflação. Segundo pesquisas feitas pela Focus, a estimativa para o ano de 2017 está em 2,78%, valor abaixo da meta central de 4,5%, determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para este ano, o mercado financeiro estabeleceu como expectativa a marca de 3,96%, ainda abaixo da meta.

Além disso, o setor de serviços também obteve resultados positivos. Após um árduo período de dificuldades, o segmento apresentou, nos dois primeiros trimestres de 2017, um aumento de 0,8%, segundo dados do IBGE. Valor esse que contribuiu em 0,2% para a alta do PIB. Em 2018, a estimativa de crescimento do BC subiu para 1,9%.

Há, também, projeções positivas para outros itens, como, por exemplo, a taxa básica de juros, Selic, 6,75% (atualmente está em 7%) e a Balança Comercial (resultado do total de exportações menos importações), que deve atingir a casa de US$ 52 bilhões.

Diante de tantos dados positivos, é hora de aquecer as turbinas de sua companhia e aproveitar o momento do país para engatar uma marcha de crescimento interno. Para tanto, acredito que é necessário adotar algumas medidas cruciais, que poderão auxiliá-lo a imprimir um ritmo financeiramente sustentável de evolução na sua companhia. Veja quais são estes passos:

01. Busca por parcerias confiáveis:

Optar pela inovação e pela melhoria de processos internos é sempre a melhor opção quando se quer crescer através de diferenciais competitivos. Uma das formas mais eficientes de trazer estes elementos para a realidade de seu negócio, sem que você precise fugir do core business da organização, se dá por meio da busca de parcerias confiáveis, capazes de oferecer soluções que tornarão seu empreendimento mais robusto e eficiente.

Certamente, ao firmar parceria com outras empresas é preciso agir com atenção. Certifique-se e busque dados históricos do futuro parceiro, e se muna de informações que comprovem a credibilidade e responsabilidade dessa empresa. Com essa atitude, a chance de firmar parcerias com foco na longevidade e obtenção de resultados.

02. Foco na eficiência financeira e de processos:

A crise econômica que chegou no Brasil em 2014 mostrou (e ainda mostra) o quão instável pode ser a situação empresarial no país. Dessa forma, buscar reduzir os custos nunca foi tão importante. Encontrar medidas que consigam diminuir o valor da folha de pagamento do negócio é crucial. Junto a isso, encontrar melhorias dos processos diários facilitará muito na aceleração econômica do negócio.

E aqui entramos novamente no plano das parcerias e do suporte na inovação, visando a transformação digital do seu negócio. Por meio destas ações, é possível reduzir custos fixos com rotinas que, embora importantes, não fazem parte de seu core business. Tudo isso, sem abrir mão da segurança e ainda aumentando a eficiência dos processos de seu negócio por meio da automatização.

03. Exploração do Outsourcing:

Seguindo no contexto da eficiência, entramos agora no quadro do Outsourcing. Abranger novas dimensões para seu negócio, pensar na criação de novos produtos e adotar uma mentalidade inovadora são ações de extrema importância para o crescimento de qualquer empresa no ambiente corporativo moderno. Todavia, como fazer isso e, ao mesmo tempo, dar conta de rotinas que, na verdade, lhe distanciam destes processos mais criativos? A resposta está no Outsourcing.

Nos dias atuais, é possível terceirizar uma série de serviços em planos tão distintos como as rotinas fiscais ou a gestão documental da empresa, por exemplo. Com isso, é possível abrir maior espaço para que os colaboradores consigam contribuir com maior autonomia, concentrando-se em atividades mais criativas no segmento de sua empresa.

Quando falamos de terceirização, uma dica é concentrar diferentes demandas operacionais com fornecedores reconhecidos pela sua eficiência e entrega de resultados.

04. Difusão de uma mentalidade inovadora:

O papel do gestor na difusão de uma mentalidade inovadora é indispensável, uma vez que ele será o responsável por orientar sua equipe dentro de um quadro que, em muitos dos casos, exige mudanças internas e capacidade de adaptação a um cenário mais disruptivo.

A mentalidade inovadora, por fim, é a base para que sua empresa não só atinja níveis elevados de eficiência, mas, também, possa fazer com que seus colaboradores contribuam com novas ideias e com o fortalecimento do posicionamento de mercado da empresa.

Com tudo isso, é hora de inovar, abrir caminho para a transformação digital e construir o futuro desejado para seu negócio.

Dessa forma, poderemos esperar um 2018 com resultados ainda mais prósperos.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom