Recanto das Emas tem redução de 62% nas mortes violentas em 2017

Instalação de Fórum e Promotoria de Justiça na cidade pode ter contribuído para esse índice

Desde a inauguração do Fórum e da Promotoria de Justiça do Recanto das Emas, em julho de 2016, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ofereceu 1.137 denúncias contra pessoas que cometeram crimes na região, sendo 81 deles dolosos contra a vida. No período, o número de mortes violentas na região diminuiu consideravelmente.

Em 2016, ocorreram 49 homicídios, o que colocava a cidade entre as seis mais violentas do Distrito Federal. Foram 32 assassinatos por 100 mil habitantes, atrás apenas do Paranoá (65), da Estrutural (44), de São Sebastião (40), de Brazlândia (36) e de Planaltina (31). Em 2017, as mortes caíram para 19, uma redução de 62% em relação ao ano anterior. Até 6 de março de 2018, apenas um homicídio foi documentado. No período, as quatro Promotorias de Justiça Criminais e do Tribunal do Júri atuaram em 144 julgamentos relacionados a crimes de homicídio e em 1.046 audiências relacionadas a outros crimes.

“Os números não são fruto do acaso, mas do esforço conjunto do Ministério Público, da Polícia e do Judiciário para que a lei seja efetivamente aplicada e a população tenha mais segurança. Ainda há muito por fazer, mas estou certo de que o trabalho sério que tem sido feito por todos que aqui atuam tem contribuído para que o Recanto das Emas seja um lugar melhor para se viver”, disse o promotor de Justiça e coordenador administrativo das Promotorias de Justiça do Recanto das Emas, Lucas Salomé de Aguiar.

A XV Região Administrativa

A RA do Recanto das Emas foi criada em 28 de julho de 1993 para atender o programa de assentamento do governo local. Localizada a 25,8 km da capital, limita-se ao norte com Samambaia, ao sul, com o Gama, a leste, com o Riacho Fundo II e a oeste, com o município de Santo Antônio do Descoberto (GO). Atualmente, tem 59 quadras residenciais. A população urbana estimada é de 145.304 habitantes, de acordo com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2015.

Promotoria de Justiça do Recanto das Emas

Endereço: Quadra 2, Conjunto 1, Lote 3, Setor Urbano Recanto das Emas-DF

Telefone: 3120-8720

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom