Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início
Com o patrocínio da União Europeia, iniciativa brasiliense utiliza a metodologia de gamificação para capacitar empresários a exportarem seus produtos

Ronan Pires, Presidente da AJE-DF
A Associação de Jovens Empresários do Distrito Federal (AJE-DF) lança nesta quinta-feira, dia 27, às 20h, no SebraeLab, o Programa Jovem Exportador, que tem por objetivo fomentar a exportação brasileira em meio ao associativismo empresarial, por meio da metodologia “Trilha da Internacionalização de Negócios”.

O programa conta com o apoio da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e é financiado pela União Europeia por meio do Consórcio AL-INVEST 5.0.

Na prática, o público da iniciativa é composto de empreendedores associados à AJE-DF e a outras entidades filiadas à Conaje, que possuam um produto definido; mercado potencial; e posicionamento para internacionalização.

Segundo o presidente da AJE-DF, Ronan Pires, a metodologia do programa traz embasamento de gamificação, onde os participantes acumulam pontos que podem ser trocados por vantagens exclusivas em missões internacionais organizados pela AJE-DF e pela Conaje. “As etapas do programa são compostas das seguintes atividades; sensibilização das empresas; inteligência de mercado; adequação a produtos e processos; promoção comercial; e comercialização”, explica o presidente.

Etapas do processo - A primeira etapa, a sensibilização é feita por meio de chamada pública nas mídias tradicionais e redes sociais e apresentação do programa em eventos e reuniões de negócios. O objetivo é sensibilizar e captar empresários interessados, bem como avaliar a maturidade do negócio no que diz respeito à exportação.

Na fase de “Inteligência de Mercado”, por meio de relacionamento estabelecido com os departamentos de comércio de embaixadas, câmaras de comércio e agências de promoção de comércio exterior, são mapeadas as principais áreas e segmentos de mercado que possuam maior demanda por produtos e serviços brasileiros. “Na sequência, é feita a correlação com o perfil dos empresários participantes para verificar o nível de atratividade das empresas”, complementa.

Já na etapa de “Adequação a produtos e processos”, após análise detalhada das oportunidades e do perfil das empresas participantes do programa, são oferecidas consultorias, treinamentos e mentorias na adequação de produtos e serviços, com foco em embalagens e logística, de acordo com as regras e cultura dos mercados-alvo.

Na fase de “Promoção Comercial”, os empresários são estimulados a participar de feiras e rodadas de negócios destinadas a empresas que já possuam produtos que atendam às exigências do mercado em que pretendem atuar, ou que desejam conhecer in loco os requisitos exigidos pelos seus potenciais compradores ou ainda saber informações sobre seus concorrentes e consumidores. “A promoção comercial será realizada por meio de duas iniciativas centrais: Registro de Interesse no Site da APEX Brasil e outras plataformas de negócios internacionais; e Participação em feiras para ambientação”, contextualiza Ronan Pires.

Por fim, a etapa de “Comercialização” leva, efetivamente, a empresa à trilha da internacionalização de negócios. “Nesta fase são realizadas ações de apoio a negociação, logística e distribuição, voltadas para empresas que já estejam prontas para comercializar seus produtos e serviços no exterior”, pontua.

Patrocinam o programa Jovem Exportador a União Europeia, AL-Invest 5.0, Gráfica Movimento, Prospecting Marketing e SebraeLab.

NÚMEROS DO PROJETO:

Atualmente, o projeto conta com os seguintes indicadores:

· 67 empresários inscritos de diversos segmentos de mercado;

· 16 empresários com avaliação da maturidade exportadora;

· 2 selecionados pela APEX Brasil para participação na Feira China Internacional Import Expo, em novembro deste ano.

PRÓXIMAS AÇÕES:

27/09 – Lançamento Oficial do Programa Jovem Exportador – Curso de Capacitação “Noções Básicas para Exportação” – 20h às 22h30 – No SebraeLab – Parque Tecnológico de Brasília – BIOTIC – Granja do Torto – Lote 4.

03/10 – Curso de “Inteligência Comercial” – 19h às 22h;

10/10 – Curso “Matchmaking com foco no Mercado Chinês” – 19h às 22h;

17/10 – Visita Técnica – 8h às 20h – Local a definir.

05 a 10/11 – Missão Técnica China Expo International Import – Shangai – China;

21/11 – Sessão de “FeedBack” e Avaliação dos Resultados;

SERVIÇO:

O que: Lançamento do Programa Jovem Exportador

Quando: dia 27 de setembro de 2018 (quinta-feira), às 20h

Onde: SebraeLab (Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4)


Informações: (61) 98424-9834 | (61) 9 9996 0022
Leave A Reply

Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Associação dos Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSINDICOS DF, sob CNPJ: 19.223.170/0001-63, tem o objetivo de fortalecer a categoria dos síndicos, gestores e administradores condominiais apoiando-os em suas atividades.] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)