Ibaneis Rocha é o novo líder da pesquisa do Datafolha

É a primeira vez que o emedebista aparece em primeiro lugar nas pesquisas. Eliana Pedrosa vem em segundo, com 16%


Nova pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta sexta-feira (28/9), traz um cenário inédito até então. Pela primeira vez, Ibaneis Rocha (MDB) lidera a disputa ao Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo a sondagem, ele está isolado na ponta, com 24%, e ultrapassou Eliana Pedrosa (Pros), com 16%.

Atrás da dupla, aparecem: Rodrigo Rollemberg (PSB), com 12%; Alberto Fraga (DEM), com 10%; e Rogério Rosso (PSD), com 8%.

O último levantamento Datafolha, do dia 20, trouxe Eliana na ponta, com 20% – tecnicamente empatada com Fraga, que vinha em segundo (14%). Em terceiro, aparecia Ibaneis (13%), seguido por Rollemberg (12%) e Rosso (11%).

Essa pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 1.050 eleitores de todas as regiões do DF, entre 26 e 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A sondagem está registrada no TSE com o número DF-03047/2018.

Confira o resultado completo:

Ibaneis Rocha (MDB): 24%
Eliana Pedrosa (Pros): 16%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 12%
Alberto Fraga (DEM): 10%
Rogério Rosso (PSD): 8%
General Paulo Chagas (PRP): 4%
Alexandre Guerra (Novo): 3%
Miragaya (PT): 3%
Fátima Sousa (PSol): 2%
Renan Rosa (PCO): 0%
Guillen (PSTU): 0%
Brancos/nulos: 13%
Não sabem: 5%

Segundo turno
A pesquisa aponta ainda que a candidata Eliana Pedrosa (Pros) ganha de Rodrigo Rollemberg (PSB), Alberto Fraga (DEM) e Rogério Rosso (PSD) em simulações feitas para o segundo turno. Porém, perde para Ibaneis Rocha(MDB).

O instituto simulou cenários com Eliana Pedrosa porque ela liderava a pesquisa anterior e os demais quatro candidatos vinham tecnicamente empatados em seguida, à época.

Confira os resultados:
Eliana 44% x 27% Rollemberg (branco/nulo: 27%; não sabe: 3%)
Eliana 42% x 29% Fraga (branco/nulo: 26%; não sabe: 3%)
Eliana 39% x 34% Rosso (branco/nulo: 24%; não sabe: 3%)
Eliana 32% x 47% Ibaneis (branco/nulo: 18%; não sabe: 3%)

Rejeição
A oito dias das eleições, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) permanece como o candidato ao Palácio do Buriti mais rejeitado. Pesquisa Datafolha mostra que 52% da população da capital do país não votaria de jeito nenhum no socialista. O percentual é exatamente o mesmo do aferido na última sondagem do instituto, de 20 de setembro.

Atrás de Rollemberg aparecem Alberto Fraga (DEM), com 35%; Eliana Pedrosa, com 34% e Júlio Miragaya (PT), com 26%. Líder na pesquisa, Ibaneis Rocha (MDB) é rejeitado por apenas 15% dos eleitores, o menor índice entre os 11 buritizáveis.

Rogério Rosso (PSD) (26%); Fátima Sousa (PSol) (24%); general Paulo Chagas (20%); Renan Rosa (PCO) (19%); Guillen (PSTU) (18%); e Alexandre Guerra(Novo) (18%) complementam a lista dos menos queridos pelo eleitorado do DF.

Votariam em qualquer um 2% dos eleitores ouvidos e 6% disseram não votar em ninguém; enquanto 5% não souberam responder.


Fonte: Metrópoles.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom