Como melhorar a gestão condominial e ser reconhecido como um síndico nota 10?

Melhorar a gestão condominial deve ser a preocupação de todo bom síndico e, é claro, de toda assembleia. Uma boa gestão pode trazer incontáveis vantagens, como uma melhor qualidade de vida e até mesmo a valorização das unidades



Por isso, há algumas coisas que todo síndico que almeja uma boa resposta por parte dos condôminos deve ficar alerta se desejar melhorar a gestão condominial. Acompanhe nosso texto com algumas dicas de como isso pode ser possível.
Melhorar a gestão condominial é possível!

Muitas vezes, trabalhar em mudanças relativamente simples pode provocar diversas melhoras no seu condomínio. Listamos a seguir 5 coisas sobre as quais você deve ficar alerta se deseja realmente melhorar a gestão condominial.

Interação
Avaliar e melhorar a forma de lidar com os condôminos é essencial. Estar em uma posição de poder faz com que a necessidade de lidar com imprevistos e tratar as pessoas ao seu redor com tato seja muito maior.

As decisões relativas ao condomínio devem sempre ser tomadas em grupo, com o apoio da assembleia. E o síndico deve sempre prestar contas de tudo o que acontece. Isso aumenta a transparência e a confiança.

Tente evitar ao máximo entrar em embates com moradores e, principalmente, jamais use a sua posição para ter vantagens dentro do condomínio. Além de gerar mal estar, esse tipo de atitude pode causar sérios problemas para a sua gestão.

Manutenção
Melhorar a gestão condominial é, também, melhorar a utilização dos recursos do condomínio. Isso quer dizer que investir na manutenção é uma das melhores formas de mostrar que o seu trabalho está sendo feito – e da melhor forma possível.

As atribuições mais burocráticas raramente são vistas pelos moradores. Por outro lado, melhorias físicas são altamente percebidas e frequentemente admiradas. Procure manter tudo limpo e em ordem sempre. Para isso, você pode contar com a ajuda de terceirizadas.

Segurança
Investimentos em segurança são sempre muito bem recebidos. Há diversas maneiras de fazer com que os moradores do seu condomínio se sintam mais seguros. Algumas podem até somar mais de uma opção das listadas aqui, como veremos abaixo.

Tecnologia
A tecnologia é hoje indispensável. E pode ser uma ótima aliada quando você tem a intenção de melhorar a gestão condominial.

Soluções tecnológicas podem não apenas facilitar a vida dos condôminos, como também diminuir os gastos, aumentar a eficiência e a segurança de um condomínio.

Um exemplo disso é o uso de portarias remotas, que reduz custos e aumenta a segurança. Ainda podemos citar soluções de prestação de contas, segunda via de boletos, reservas de espaços como salão de festas e pagamento de condomínio via apps.

Facilidades
Facilitar a forma como o morador interage com o condomínio pode ser muito bem visto. O exemplo citado acima é uma das formas mais simples de colocar isso em prática.

Se preferir meios mais tradicionais, procure sempre as informações relativas ao condomínio em números de fácil compreensão para apresentar nas reuniões. Cite, por exemplo, os gastos em porcentagem.


Nunca se esqueça de também ter muito bem organizados e separados os documentos para prestações de contas.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom