Empossada a coordenação executiva do Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal

O CDDF é um instrumento de participação social que integrará todas as regiões do DF com a finalidade de gerar desenvolvimento, ligando os eixos norte, sul, oeste e centro, para contribuir com programas, projetos e ações do governo federal e distrital, bem como para os municípios da nova região metropolitana




A Posse da Coordenação Executiva do Conselho de Desenvolvimento do DF (CDDF) foi agraciada por autoridades, empresários e terceiro setor. Com quase 200 lideranças, evento lotou o auditório do Edifício Siderbrás no SAS Q. 02, na manhã desta quinta-feira (27/12).




O padrinho do CDDF, o superintendente federal de agricultura Bernardo Sayão, recebeu pela segunda vez o grupo que inicialmente havia criado o Conselho de Desenvolvimento da Região Norte e deu um giro pelas cidades, criando os conselhos das regiões oeste, sul e centro.



O Coordenador da Região Norte, Helio Rosa, explicou o conceito do CDDF como identificador de lideranças e de vocações das cidades para o estabelecimento de parcerias governamentais e não governamentais, fortalecendo os projetos existentes e criando novos conforme demandas das regiões.


Orientou que este é o primeiro passo, em seguida, serão criadas as comissões executivas com seus fóruns em cada região administrativa. O CDDF fará reuniões locais em todas as cidades.


O Coordenador Geral do CDDF, Eugênio Piedade, agradeceu a participação de todos e deu Posse à Coordenação Executiva do CDDF. Eugênio recebeu uma mensagem de apoio do Deputado Agaciel Maia que elogiou a iniciativa e disse que esse será o maior instrumento representativo do DF no aspecto de desenvolvimento, e que pudesse contar com ele em tudo que precisar na Câmara Legislativa para o fortalecimento deste Fórum.


Eugênio agradeceu também o apoio da proprietária do restaurante Mandala no Paranoá, que cedeu por duas vezes o espaço para as primeiras reuniões embrionárias. Também se lembrou de mencionar a dedicação da Maria Angélica (sua esposa) na coordenação dos cofee breacks organizados no auditório do Siderbrás. Além de salientar a importância do apadrinhamento do Bernardo Sayão.


O deputado federal eleito Julio Cesar manifestou interesse em apoiar o CDDF e enviou seu assessor Heder Rosa. Também o deputado distrital eleito Martins Machado esteve presente na primeira reunião e se mantém simpático ao projeto.

O presidente do MDB, Tadeu Fillipelli, enviou uma mensagem de congratulações e justificou sua ausência com uma viagem que teve que fazer. O Secretário das Cidades, Gustavo Aires também justificou sua impossibilidade devido às reuniões dos secretários com o Governador Eleito Ibaneis Rocha e disse que o CDDF terá todo seu apoio.

Desde o início os apoiadores que têm se manifestado de forma direta e indireta são os deputadas federais eleitas Celina Leão e Paula Belmonte e os Distritais reeleitos Cláudio Abrantes e Rafael Prudente. O Avante, partido do coordenador adjunto do CDDF Helio Rosa e do vice-governador eleito Paco Brito, manifestou apoiar no que puder, mensagem por WhatsApp através do articulador político Lucas Kontoyanis.

Conheça a Coordenação Executiva do CDDF:



Coordenação Geral – Eugênio Piedade; Coordenação Adjunta – Helio Rosa; Secretaria Executiva – Diones Almeida; Secretaria Adjunta – Tânia Coelho; Mobilização, Valquíria; Articulação Institucional, Estevam Reis; Mídias Digitais, Vicemar Medeiros; Comunicação, Tiago Lucero; Logística, Charles Santana.


Região Norte – Coordenação Helio Rosa
Planaltina – Helio Rosa, Edmilson, Keila Rocha, Claudinha da Saúde, Milton Benício
Fercal – Gessi Ramalho
Paranoá – Charles Santana
Itapoã – Eugênio Piedade
Lago Norte – José Roberto Furquim
Varjão – Nair Queiroz
Sobradinho – Edvaldo Freitas, Ildete Sabóia, Luciano Max
Sobradinho II – Estevam Reis
Jardim Botânico – Hamilton Silva
São Sebastião – Antônio Diomar


Região Sul – Coordenação Diones Almeida
Santa María – Diones Almeida, Joana D’Arc
Riacho Fundo I – Wellington Andrade
Riacho Fundo II – Vicemar Medeiros
Núcleo Bandeirante – Rafael, Maura
Gama – Wellington Meel
Recanto das Emas – Carlos Dilvan
Park Way – Alcio


Região Oeste – Coordenação Eliseu Kadesh
Taguatinga – Eliseu Kadesh, Valquíria, Beto da “M” Norte, Carlos Costa, Roberto, Darlei
Ceilândia – Renato Morais, Galego do Ibaneis, Walter Marcelo, Paulo Florentino
Águas Claras – Hot Hot Vicente Pires – Ilma Naves e Marli Porto



Região Centro – Tânia Coelho
Guará – Tânia Coelho, José Augusto
Cruzeiro – Shirley Couto, Ludmila Sudoeste/Octogonal – Helena
Estrutural – Alexandre Bedran
Plano Piloto – Mauro, Samuel Diniz Candangolândia – Pastor Ivanildo SIA – Cloves Fonseca



O CDDF é um instrumento de participação social que integrará todas as regiões do DF com a finalidade de gerar desenvolvimento, ligando os eixos norte, sul, oeste e centro, para contribuir com programas, projetos e ações aos novos governos federal e distrital, bem como para os municípios da nova região metropolitana.

Fotos: Assessoria do Bernardo Sayão, Assessoria do CDDF

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom