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Ana Paula Miranda 

A assessoria de imprensa é um dos instrumentos da comunicação desenvolvido para as organizações, sendo essencial para as atividades da área de comunicação



Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam a tradução do inglês publicity não tem a ver com publicidade, mas com assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa. 


O trabalho do cargo intitulado assessor de imprensa não se resume a gerenciar crises e ajudar o cliente/assessorado a manter a confiança diante da imprensa e da opinião pública. Entre as estratégias da assessoria de imprensa está à responsabilidade de criar um vínculo com os jornalistas e apresentar o cliente como uma ótima fonte para as matérias que escrevem para televisões, rádios, jornais impressos e na web. A função do assessor de imprensa está relacionada às atribuições do profissional de relações públicas, apesar de ser desenvolvida a partir dos princípios publicitários e propagandistas e de ter sua base de elaboração de trabalho a partir de técnicas usadas no jornalismo. 

Assim, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa podem ter formação em publicidade e propaganda, relações públicas ou jornalismo. O assessor de imprensa é o interlocutor do assessorado, que pode ser uma pessoa física (pessoas públicas) ou uma instituição (empresas e órgãos públicos), com os meios de comunicação (revista, jornal, Tv, rádio, etc.), para apresentar o assessorado a públicos específicos, com apelo noticioso mais que comercial, de modo a conquistar cobertura editorial (reportagens, notas em colunas etc.) na mídia espontânea. 

Em termos de recursos financeiros, a assessoria de imprensa é mais viável, que a propaganda. O que permite ótimos resultados no desenvolvimento de um negócio, indo além da visualização da marca e/ou promoção pessoal, por ser informação dada como notícia nos jornais impressos, revistas, sites e portais. É mais provável, que a matéria jornalística e/ou release transmita mais credibilidade para o leitor do que um anúncio, já que, na propaganda, trata-se da empresa promovendo a própria empresa. 

*Ana Paula Miranda é Jornalista (12143/DF), Publicitária (864/DF) - Bacharel em Comunicação Social, Especialista em Marketing , Mestre em Comunicação, Professora Universitária, Assessora de imprensa e comunicação.
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Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)