IGESDF capacita gestores para novo modelo de administração

Curso contempla , 42 profissionais da superintendência, da direção, da gerência e da supervisão


O evento de abertura do curso foi realizado no Hospital de Base / Foto: Renato Alves.

O Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IGESDF) iniciou, nesta terça-feira (26), a capacitação dos gestores das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais de Santa Maria e Base, com foco na expansão do novo modelo de gestão administrativa, uma das prioridades do governo para melhorar a saúde pública do DF.

O início do curso, no Hospital de Base, foi acompanhado pelo diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, pela vice-presidente, Dulcilene Xavier, e pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

“As pessoas precisam acreditar novamente que é possível melhorar a saúde pública do DF”, disse Francisco Araújo. “Por isso, estamos reafirmando o compromisso com o fortalecimento da política de atenção terciária. Estamos trabalhando sério, respeitando cada centavo que sai dos cofres públicos do Distrito Federal. Melhorar a saúde pública é uma luta que temos pela frente, e o Instituto de Gestão Estratégica é um caminho importante para termos respostas imediatas para melhorar a saúde no DF”.

Capacitação

O treinamento, denominado Programa de Capacitação Estratégica, é conduzido em parceria com a Fundação Dom Cabral para o desenvolvimento de competências organizacionais e transversais, ligadas à gestão estratégica e visão sistêmica.

Ao todo, 42 profissionais da superintendência, da direção, da gerência e da supervisão participam do evento, com término nesta quarta-feira (27). São 16 horas de duração.

“Esse conteúdo está ligado ao planejamento, o que é muito importante, porque envolve as capacidades estratégicas e organizacionais visando à ampliação do novo modelo”, destaca a gerente de Desenvolvimento Humano do Hospital de Base, Valda Cesar. “Por isso, estamos com a presença maciça de participantes das UPAs e de Santa Maria”.

Segundo Valda, outras capacitações já foram realizadas em parceria com a Fundação Dom Cabral para formar outra turma de líderes. Posteriormente, novas turmas serão abertas para formação de competências de liderança.

Ampliação

O Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal é resultado da ampliação do modelo Instituto Hospital de Base (IHBDF), que foi criado pela Lei nº 5.899, de 3/7/2017.

A mudança permitiu ao IHBDF uma gestão moderna, baseada em resultados, com metas e indicadores de qualidade, que permitem manter o abastecimento de insumos e a manutenção de equipamentos, além da reposição rápida da força de trabalho necessária ao funcionamento do maior hospital do DF.

Em razão dos resultados, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enviou à Câmara Legislativa Câmara Legislativa do Distrito Federal o projeto de lei Nº 1/2019, que foi votado e aprovado em 24 de janeiro de 2019.

O texto, conforme sancionado na Lei Nº 6.270, de 30 de janeiro de 2019, ampliou o modelo IHB para o Hospital Regional de Santa Maria e para as seis UPAs do DF. Com isso, o modelo passou a se chamar Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF). Em 20 de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial do DF do o decreto Nº 39.674, de 19 de fevereiro de 2019, que regulamenta a mudança.

As estruturas que fazem parte do IGESDF não deixaram de ser 100% públicas, nem de fazer parte da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom