Parceria com deputados distritais pelo desenvolvimento do DF

Na solenidade de abertura do ano legislativo, o governador falou de projetos importantes que devem ser debatidos com a Câmara Distrital

Ibaneis reforça a importância da parceria dos parlamentares para que muito mais seja alcançado/Foto: Renato Alves.
Ao participar da sessão de abertura da oitava legislatura da Câmara Legislativa, na tarde desta terça-feira (5), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pediu aos 24 deputados distritais que atuem de forma suprapartidária no aprimoramento e na aprovação de projetos do Executivo a favor do cidadão. No encontro com os parlamentares, Ibaneis falou sobre algumas conquistas do GDF no primeiro mês de mandato, ressaltando que será importante a parceria dos parlamentares para que muito mais seja alcançado.

Como exemplos, ele citou o debate e a aprovação pela Câmara do Projeto de Lei 1/2019 – que estende o modelo do Instituto Hospital de Base para outras unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal –, comemorou as quase 4 mil cirurgias realizadas pelo sistema de saúde público neste um mês de gestão e prometeu uma fiscalização eficaz dos R$ 8,5 bilhões de recursos da pasta em 2019. “Eram gastos sem nenhum tipo de controle, mas que a Controladoria-Geral passa a acompanhar a partir de agora”, destacou.

Na área da segurança pública, com a aprovação da gratificação a policiais civis foi possível a reabertura de delegacias em regime de 24 horas, atendimento que deve contemplar todas as unidades em até 30 dias.

Quando falou de educação, o governador comemorou a reforma de 200 escolas e o diálogo estabelecido com a categoria para melhorar as condições de trabalho dos professores – e, consequentemente, o ensino ofertado aos estudantes do Distrito Federal.

Obstáculos
O chefe do Executivo lembrou que a população do DF anda sofrida e que a cidade precisa enfrentar com coragem os problemas deixados pela gestão anterior, a fim de superá-los. “O DF não possui tecnologia, não possui instrumentos de fiscalização para a sociedade e ainda sofre um funcionamento abandonado em todas as práticas e locais”, salientou, citando a Secretaria de Turismo – que, em 1º de janeiro deste ano, não tinha nem sequer um telefone funcionando.

Como proposta de contornar obstáculos, aquecer a economia local e diminuir o contingente de trabalhadores desempregados – 300 mil –, o chefe do Executivo comemorou o índice de 64% de confiança do empresariado externo no DF, o maior desde 2010. As Parcerias Público-privadas, segundo Ibaneis, serão algumas das medidas implementadas para fomentar o emprego e renda no DF. “Vocês irão receber muitas dessas parcerias para analisar”, completou.

Ainda na linha de avanços e melhorias, o governador citou o projeto de implantação da nova saída Norte, a licitação da Transbrasília – que ligará todas as cidades ao Plano Piloto –, a Estação 19 do metrô em Taguatinga, com a construção de um grande shopping center, o VLT na via W3, o aeroporto executivo Botelho (em São Sebastião) e os pátios de apreensão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “Tudo isso na tentativa de gerar emprego, renda e desenvolvimento para a nossa população”, resumiu o governador Ibaneis.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom