Mexa-se para uma vida melhor

Resultado de imagem para andando de bicicleta

Trabalhar fora, cuidar dos filhos e das atividades domésticas, passar horas no trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa são algumas das inúmeras desculpas que as pessoas dão para a falta de tempo quando são perguntadas se praticam alguma atividade física, certo? 



O que nem todo mundo sabe é que bastam 30 minutos de exercícios diários para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão), diabetes tipo 2 (popularmente chamada de diabetes de adulto que, na maioria das vezes, está associada ao sedentarismo e sobrepeso) e auxiliar na manutenção e perda de peso.

Qualquer movimento que produz algum gasto de energia é uma atividade física. Quando a atividade é monitorada, planejada e repetitiva, passa a ser um exercício. Ou seja, subir escadas, fazer a limpeza da casa, ir para o trabalho a pé ou de bicicleta, levar as crianças para a escola ou caminhar até o ponto de ônibus são consideradas atividades físicas. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) 150 minutos semanais já são considerados uma prática regular de atividade física para pessoas entre 18 e 65 anos. Por consenso, 30 minutos de exercícios aeróbicos moderados ao dia, cinco vezes por semana, já são suficientes para evitar diversos problemas de saúde.

A atividade aeróbica é definida como a que utiliza principalmente os músculos dos braços e pernas e acelera batimentos cardíacos e respiração. Dentre as principais estão caminhar, correr em baixa velocidade e curto percurso e pedalar. Portanto, a falta de recursos financeiros para frequentar uma academia também não é uma desculpa para deixar de se exercitar. Existem muitas possibilidades para quem quer sair do sedentarismo.

s exercícios devem ser feitos periodicamente, não devendo acumular muitas atividades em um só dia. A regularidade é o ponto essencial para garantir uma boa qualidade de vida. Não adianta a pessoa jogar bola com os amigos no domingo e correr 150 minutos. É necessário ter assiduidade e disciplina. Para ter sucesso na prática regular de exercícios, pode-se equacionar as atividades. Por exemplo: caminhar em velocidade moderada 15 minutos pela manhã e outros 15 à noite durante toda a semana e aproveitar o fim de semana para o lazer com a família.

Muitas pessoas fazem ginástica todos os dias com o intuito de perder peso ou ganhar massa muscular. A musculação só deve ser praticada duas vezes por semana, como coadjuvante às atividades físicas, pois feita de forma constante pode aumentar consideravelmente a incidência de lesões musculares, torções e dores.

Já para os atletas, também são necessárias alimentação e hidratação adequadas, além de acompanhamento profissional. O importante é dar o primeiro passo! Comece devagar, respeitando limites e priorizando atividades que possam ser feitas em qualquer lugar e proporcionar prazer, pois assim você não terá desculpas. Acima de tudo, tenha disciplina, pois apenas 30 minutos ao dia podem render uma melhora significativa na sua qualidade de vida. Mexa-se!

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom