Sesc Palco Giratório chega a Brasília com temporada de espetáculos gratuitos



O Palco Giratório conta com 642 apresentações e 1.382 horas de oficinas, realizadas por 20 grupos artísticos, alcançando 138 cidades brasileiras
O Projeto Palco Giratório, festival itinerante de artes cênicas realizado pelo Sesc há 22 anos, chega em Brasília em julho para uma temporada de 26 dias de espetáculos e abertos ao público. De 1 a 28 de julho, acontecem apresentações de teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance em teatros, praças e equipamentos culturais localizados no centro e em comunidades da Capital Federal. O Palco Giratório conta com 642 apresentações e 1.382 horas de oficinas, realizadas por 20 grupos artísticos, alcançando 138 cidades brasileiras. A organização pede a doação de um quilo de alimento não perecível para ser entregue ao Programa Mesa Brasil Sesc-DF – o banco de alimentos atende 64 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em 27 regiões administrativas.

Companhias de arte de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais e cinco coletivos do Ceará apresentam-se em palcos tradicionais do Sesc-DF: Teatro Garagem, na 913 Sul; Teatro Newton Rossi, em Ceilândia; Teatro Paulo Gracindo, no Gama; Teatro Ary Barroso, na 504 Sul; e no Teatro Paulo Autran, em Taguatinga Norte. No Teatro Garagem, no Sesc Gama e Sesc Taguatinga Norte acontecem as oficinas voltadas à preparação de artistas, com o objetivo de desenvolver as capacidades físico-perceptivas, alinhamento, força, concentração, definição e afinação dos sentidos.

No Teatro Garagem, no Sesc Gama e Sesc Taguatinga Norte acontecem as oficinas voltadas à preparação de artistas, com o objetivo de desenvolver as capacidades físico-perceptivas, alinhamento, força, concentração, definição e afinação dos sentidos.

De acordo com Andrea Campos, coordenadora de cultura do Sesc-DF, os espetáculos vencedores do Prêmio Sesc do Teatro Candango em 2018 foram convidados para se apresentar no circuito do DF. “Já faz muito tempo que o Palco Giratório promove o trabalho de artistas independentes, manifestações artísticas diversificadas e suas interfaces. Além de permitir que os artistas apresentem seus espetáculos em várias regiões do Distrito Federal, contribui para a formação de público e democratização do acesso à cultura”, destaca Andrea.

Sobre o projeto

Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras. “A proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte: a importância do diálogo, da empatia, do encontro das diferenças, a visibilidade negra, a cultura indígena, as questões do feminino, a diversidade, são algumas das temáticas presentes este ano”, reforça Vicente Pereira Júnior, analista de artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc.

Serviço
22ª edição do Circuito Sesc Palco Giratório
Data: 1 a 28 de julho
Ações: Espetáculos e oficinas de artes cênicas
Confira a programação aqui.
Acesso gratuito, com doação de 1 kg de alimento, que será doado para o Programa Mesa Brasil Sesc-DF.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom