Curso sobre Educação, Democracia e Cidadania


Legislativo é tema de curso sobre educação, democracia e cidadania


A abertura e a aula inaugural serão realizadas na CLDF, no dia 22 de agosto. O curso prossegue até 28 de novembro e pretende contribuir para a formação de uma visão crítica da realidade.
Professores, coordenadores, pedagogos e orientadores educacionais da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) são o público-alvo do curso "Educação, Democracia e Cidadania", promovido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, em parceria com a Defensoria Pública do DF e a SEEDF. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 12 de agosto no endereço eletrônico da Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais de Educação (Eape), onde o curso será ministrado.

A abertura e a aula inaugural serão realizadas na CLDF, no dia 22 de agosto. O curso prossegue até 28 de novembro e pretende contribuir para a formação de uma visão crítica da realidade, tendo como referencial teórico a relação histórica entre os conceitos que o nomeiam. Serão 60 horas-aula presenciais, sempre às quintas-feiras, no período vespertino, divididas em dois módulos, que buscarão desenvolver entre os participantes capacidades que ajudem a analisar e a aplicar noções, no contexto da democracia e da garantia de direitos, para a elaboração de estratégia educativa visando à formação cidadã dos estudantes.

"A iniciativa da Câmara Legislativa, em parceria com a Defensoria do DF e a Secretaria de Educação, coloca em primeiro plano a educação como um direito e um dever, no qual estão envolvidos o poder público e toda a sociedade", enfatiza o presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB).

O primeiro módulo, intitulado "O Poder Legislativo e a Democracia", debaterá temas como a representação política, participação popular e cidadania, além de desafios e dilemas atuais do Distrito Federal. Também serão abordados o processo legislativo e a formulação de políticas públicas, entre outras questões. O módulo seguinte – "O acesso a Direitos: as regras que permeiam nossa vida" – versará sobre a educação como o primeiro degrau de acesso à Justiça. Também discutirá os direitos da pessoa com deficiência; a violência contra a mulher; os direitos da infância e da juventude; e os direitos dos idosos, sob a perspectiva da Defensoria Pública.

As aulas serão ministradas por Kleber Chagas Cerqueira, consultor legislativo da CLDF; e pelos seguintes defensores públicos do DF: Evenin Eustáquio de Ávila, Bianca Cobucci, Dulciely Nóbrega, Leandra Silva Vilela e Alberto Carvalho Amaral.

A concepção do curso teve como referência o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Distrital de Educação (PDE), tendo em vista o papel de facilitadores, multiplicadores, intermediadores e formadores de opinião que os professores exercem junto a crianças e adolescentes em sala de aula.

Curso Educação, Democracia e Cidadania

Quando: 22 de agosto a 28 de novembro de 2019, quintas-feiras, no período vespertino

Abertura e aula inaugural: 22 de agosto (Câmara Legislativa do DF)

Local do curso: Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais de Educação (Eape)

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom