Brasília adere à Hora do Planeta 2017 e realiza evento na esplanada

Pelo décimo ano, a organização ambientalista WWF-Brasil promove a Hora do Planeta no país. O maior ato global organizado pela Rede WWF acontecerá no dia 25 de março e tem como objetivo chamar a atenção para as mudanças climáticas que estão ocorrendo no Planeta, exigindo solução urgente para a questão

Imagem relacionada
Até o momento, 78 cidades brasileiras já confirmaram participação neste ato voluntário e simbólico. Entre elas, Brasília, que irá apagar as luzes do Congresso Nacional, Museu da República e a Catedral por sessenta minutos, de 20h30 às 21h30.

A esplanada será palco para shows de artistas da cidade, que se uniram no projeto Brasilitmia, como Beto Dourah e a Banda Hakucados. Também faz parte da programação da Hora do Planeta, um passeio ciclístico onde os 100 primeiros a comparecerem para pedal ganharão camisetas. O ponto de encontro será o Museu da República, a partir das 19h30.

Neste ano, o evento faz parte das atividades do Mês das Águas, iniciativa em que a ONG é parceira do Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional da Água (ANA) e outras entidades com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a água e a crise hídrica. (Confira a programação)

“Mais do que um simples apagar de luzes, a Hora do Planeta é um convite para que as pessoas parem por cerca de uma hora e reflitam sobre as nossas ações em relação ao meio ambiente; o que temos feito e o que cada um pode fazer para diminuir o problema”, comenta o diretor-executivo do WWF-Brasil, Maurício Voivodic. Para ele, o movimento é uma demonstração globalizada de que o mundo quer ver em seus líderes a coragem para enfrentar e reverter os diferentes desafios ambientais, cujos impactos interferem na vida de toda a população.

Atualmente, o Brasil tem enfrentado sérios problemas relacionados às mudanças do clima, como a seca do Nordeste, a diminuição de produção de alimentos ou o racionamento de água em plena temporada de chuvas no Distrito Federal.

A preocupação para evitar o desperdício, o uso consciente de veículos individuais de transporte e a opção de comprar produtos locais e que não agridam o meio ambiente são alguns dos hábitos que Voivodic considera como importantes para a redução de danos ao meio ambiente. “As causas e os efeitos das mudanças climáticas estão inseridos na nossa vida. A resolução destas questões está muito relacionada à criação e ao cumprimento de políticas públicas. Porém, se cada um repensar seus hábitos de consumo, teremos uma grande melhoria na saúde do planeta”, continua Voivodic.

Em 2016, 156 municípios aderiram oficialmente à campanha, desligando por uma hora a iluminação de 505 ícones, entre monumentos, espaços públicos e prédios históricos. Além de 178 países ao redor do mundo, que deixaram ícones no escuro, como a Torre Eiffel (Paris), o Big Ben (Londres) e as Pirâmides de Gizé (Egito). Para este ano, a expectativa é ainda maior, com o incentivo para que pessoas e empresas organizem suas próprias atividades no sábado, 25 de março.

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Desde sua primeira edição, em março de 2007, a Hora do Planeta não para de crescer. O que começou como evento isolado, em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação global, envolvendo um bilhão de pessoas em mais de 7 mil cidades de 162 países e territórios. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, entre elas, as pirâmides do Egito; a Torre Eiffel, em Paris; a Acrópole de Atenas e – até mesmo – a cidade de Las Vegas já ficaram no escuro durante sessenta minutos. No Brasil, a Hora do Planeta acontece oficialmente desde 2009. Promovido pelo WWF-Brasil, o movimento reúne cidades, empresas e pessoas em todas as regiões do país.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom