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Está aqui um item que você não pode ignorar de jeito nenhum. Se você quer saber como ganhar uma eleição, o marketing eleitoral é indispensável




Personalize a sua comunicação
Políticos que falam frases genéricas e se direcionam a todos seus eleitores da mesma forma já começam perdendo pontos. Se você quer um diferencial em relação aos seus concorrentes, é necessário personalizar a sua comunicação.

Com isso, seu eleitor sentirá que realmente você se importa com ele e depositará sua confiança em você. Uma forma de fazer isso é com o envio de WhatsApp, emails e SMS, que são ferramentas de marketing direto (ou seja, direcionado a um destinatário específico, de forma segmentada e mensurável).

Isto é, com essas ferramentas você pode fazer um contato individual com o eleitor, enviando um conteúdo específico para ele e que tenha relação com os interesses dele, registrados em seu banco de dados.

Isso sem contar que, após enviar o conteúdo, você pode saber se o destinatário recebeu a mensagem, se a abriu ou se clicou em algum link, por exemplo.



Aposte em uma comunicação bilateral
Outro fator indispensável é apostar em uma comunicação bilateral. Ou seja, não é só você quem irá falar para o público, como nas mídias tradicionais (jornais, outdoors, panfletos, rádio ou TV, por exemplo).

Na verdade, você irá falar com o seu público e ele irá falar com você também. O próprio WhatsApp é uma ferramenta que permite isso, já que os destinatários podem responder às mensagens que você enviar.

Outras maneiras de estabelecer uma comunicação bilateral com os cidadãos é fazendo uso de redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram, nas quais os usuários podem deixar comentários e se manifestar sobre os mais diversos assuntos.


Marque presença diariamente nas mídias
Se você quer saber como ganhar uma eleição, anote esta dica: a frequência é importante. Sim, você quer realmente fixar seu nome, seu número e suas propostas na cabeça do eleitor, então você não pode deixar que ele se esqueça de você.

Após escolher quais mídias você utilizará em sua campanha, defina um cronograma com as postagens que serão realizadas em cada dia da semana. Fazer duas postagens diárias no Facebook, durante os 7 dias da semana, por exemplo, é um bom começo para quem quer marcar os internautas.

Não se esqueça de designar membros da sua equipe para realizarem esse trabalho, lembrando que os responsáveis por esse tipo de ação são, geralmente, pessoas que trabalham com marketing, redação e design.
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Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)