Festas e férias exigem segurança reforçada nos condomínios

Na lista de prioridades dos condomínios a segurança desponta como a mais importante. E é no verão, período de férias e festas, que os cuidados devem ser redobrados

Jodson Edington recomenda investir em tecnologia. Foto: Mila Cordeiro 

“Nesta época do ano, tanto a família viaja – deixando o apartamento desabitado – quanto você recebe mais visitas em casa. Tudo isso favorece a ação dos meliantes, que se passam por prestadores de serviços”, explica a delegada Carla Ramos, titular do departamento de furtos e roubos da Polícia Civil."

Criar cláusulas na área de acesso de pedestre – para que visitantes possam ser questionados – é um diferencialJodson Edington, especialista em segurança patrimonial

Nessas circunstâncias, inibir furtos e arrombamentos depende de uma série de fatores, sendo o mais importante o cumprimento das normas de segurança do prédio. 

“Criar cláusulas na área de acesso de pedestre – para que visitantes possam ser questionados – é um diferencial”, acrescenta Jodson Edington, especialista em segurança patrimonial. Além disso, segundo o especialista, investir em recursos tecnológicos ajuda a minimizar custos e ter mais agilidade no acesso à vigilância.

Segundo o presidente do Secovi-BA, Kelsor Fernandes, para manter um condomínio seguro, a colaboração entre síndicos, administradores, funcionários e condôminos é ainda mais importante.

“Não adianta estipular normas e comprar equipamentos mais modernos sem treinamento adequado para funcionários e o cumprimento destas normas”, afirma.

AMA-Barra pede ajuda da PM para treinar funcionários e moradores. Foto: Mila Cordeiro.
Pode-se relatar a um vizinho de confiança que vai estar fora por determinado período, mas é preciso filtrar que tipo de informação e com quem você as compartilha.

Erros básicos

“Deixar chaves nas portarias e comentar com toda e qualquer pessoa quanto tempo vai ficar fora e o que há em casa são erros básicos. É preciso proteger as informações”, aponta Edington.

A colaboração entre condomínios e órgãos públicos de segurança também funciona como um grande aliado. “Importante que a sociedade se organize, denunciando e relatando qualquer movimentação estranha à polícia”, indica a delegada.

A Associação de Moradores e Amigos da Barra (AMA-Barra) é uma das associações que solicitam a ajuda da PM na instrução dos porteiros, síndicos e moradores quanto às dicas de segurança. No período de alto verão, o bairro vive um aumento considerável no fluxo de pessoas e de festejos.

“Sabemos que, quando se trata de segurança, os detalhes fazem a diferença. O mais positivo (do curso ministrado pela polícia) é a proximidade de condomínios e moradores com a PM”, diz Waldson Campos, presidente da associação.

>> Ações que ajudam a proteger a casa
Treinamento
O ideal é que os funcionários passem por treinamento. Mas a segurança só é mantida quando há cooperação entre as partes envolvidas. Os moradores também devem cumprir os procedimentos de segurança
Órgãos públicos
Para a delegada Carla Ramos, é importante que a sociedade se organize denunciando e relatando qualquer movimentação estranha à polícia. Se for viajar, peça aos seus vizinhos que fiquem de olho em qualquer movimentação estranha no seu imóvel
Chegada e saída
Estar atento à chegada e saída da garagem ou da portaria que são momentos de vulnerabilidade. Observe ao seu redor e dê uma volta no quarteirão caso perceba algo estranho
















Avisos
Deixe seu contato e avise a administração sobre sua ausência: reforce que não há visita de terceiros agendada

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom