Aumento das tarifas de transporte público será discutido entre governador e mesa diretora da CLDF

Mesa diretora deverá se reunir com o governador ainda hoje (02/01). Deputada Sandra Faraj demonstrou preocupação com o impacto da medida no setor produtivo 

Foto: Sergio Oliveira.

A mesa diretora da Câmara Legislativa esteve reunida nesta manhã (02/01), buscando soluções para impedir o reajuste no valor de passagens de ônibus e do metrô do Distrito Federal. A cúpula da Casa terá uma reunião com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), na noite de hoje, para solicitar a suspensão temporária do decreto que prevê a revisão tarifária, até que o assunto seja debatido de maneira mais ampla.

“Estamos muito preocupados com o impacto disto no orçamento das famílias e, também no setor produtivo. Não podemos sofrer com mais demissões”, lamentou a primeira-secretária da mesa, deputada Sandra Faraj (Solidariedade).

A parlamentar explicou que o legislativo quer entender o porquê do aumento, assim como a fórmula do cálculo. “Não dá para penalizar ainda mais a população”, afirmou. A mesa diretora deve se reunir ainda hoje com o governador para debater o assunto. Fazem parte do colegiado os deputados Joe Valle (presidente); Wellington Luiz (vice-presidente); e, Raimundo Ribeiro (terceiro-secretário).

Caso o chefe do Executivo local não acate o pedido, os deputados distritais garantiram a convocação de uma sessão extraordinária, durante o recesso parlamentar, para apresentar um projeto de decreto Legislativo que suste os efeitos da revisão tarifária, anunciada pelo Palácio do Buriti na última sexta-feira.


O presidente do Legislativo local, Joe Valle (PDT), declarou, ainda, que procurará o Tribunal de Contas do DF (TCDF), nesta segunda-feira, para debater o tema. “Tudo tem que ser planejado e dialogado. Estamos em uma democracia”, argumentou o pedetista. Caso a Câmara apresente o projeto de decreto Legislativo, a proposta precisaria de, ao menos, 13 votos favoráveis dos parlamentares para entrar em vigor.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom