Faixas exclusivas estão liberadas fora do horário de pico no DF

Medida entra em vigor nesta sexta-feira (10/2), de acordo com lei promulgada pela Câmara Legislativa. Veículos não podem ser multados

Os motoristas brasilienses podem trafegar pelas faixas exclusivas do Distrito Federal fora dos horários de pico (de 6h30 às 9h e de 17h30 às 19h30) a partir desta sexta-feira (10/2). Além disso, a exclusividade não valerá aos domingos e feriados. A medida tem impacto em vias importantes da cidade, como a W3, EPNB e a EPTG.

Em dezembro do ano passado, conforme o Metrópoles divulgou, a Câmara Legislativa do DF derrubou o veto do GDF ao projeto de lei, da deputada Celina Leão (PPS), que previa a mudança. A proposta foi aprovada em 2012, mas a norma foi vetada em seguida pelo então governador Agnelo Queiroz (PT). Em 2016, o assunto voltou a integrar a pauta da CLDF.

“Propus a lei em 2012 para atender a uma série de reivindicações de motoristas inconformados com as multas aplicadas por uso das faixas em horários sem trânsito intenso, quando esses espaços ficavam ociosos. Na época, fizemos uma pesquisa para chegar a essa conclusão”, justificou Celina.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) chegou a anunciar que iria acionar a Procuradoria-Geral do DF para derrubar a lei na Justiça. Porém, nenhuma medida foi tomada até agora, segundo apurou a reportagem.

Diante da determinação legal em vigor, os órgãos de controle de trânsito (DER e Detran) estão impedidos de multar os motoristas que trafegarem na faixa exclusiva fora do horário de pico, embora destaquem que a medida representa risco e pode comprometer o tráfego do transporte público nas vias do Distrito Federal.

Fonte: Metrópoles.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom