Prefeito João Doria participa de debate sobre mercado imobiliário

Na última quarta-feira (22/2), o Prefeito de São Paulo, João Dória, se reuniu com a secretária de Urbanismo e Licenciamento, Heloísa Proença, e com o Secretário de Habitação, Fernando Chucre, na sede do Secovi-SP (Sindicato da Habitação)

O debate, que também contou com a presença do Presidente do Secovi-SP, Flávio Amary, teve a finalidade de apresentar as primeiras demandas da Prefeitura à cidade e apontar as decisões do Prefeito para incentivar e alavancar a produção de serviços no setor imobiliário.

De acordo com Heloísa, a gestão Doria já vem revisando as leis de ocupação de solo para acabar com a burocracia, responsável por fazer da indústria imobiliária um setor pouco atrativo para investidores no país. Ela completa que a secretaria de Urbanismo e Licenciamento contará com as parcerias de universidades, empresas atuantes na área e órgãos públicos, como sindicatos e institutos, para acelerar ao máximo a evolução do projeto de lei na Câmara Municipal.

Alguns exemplos que explicam a queda de investimento no setor imobiliário podem ser encontrados nas análises das operações urbanas Água Branca e Água Espraiada. Segundo a Secretária, um dos principais agentes que travaram o crescimento da indústria nas operações foram as determinações da gestão anterior ao Certificado de Potencial Adicional de Construção (Cepac), que teve seus valores multiplicados por dois, e por consequência distanciou o empresário das negociações.

Além disso, Fernando Chucre afirmou que os processos de licenciamentos já estão andamento e preveem estabelecer uma conexão estável entre o setor privado e o governo estadual. Chucre também contou que a Prefeitura vem tomando medidas para aumentar a produção e o lançamento de moradias ligadas ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

Ao fim da reunião, Doria expôs um balanço de suas medidas na cidade referentes às ações dos programas Cidade Linda, Corujão da Saúde e Marginal Segura. De acordo com o Prefeito, todas as medidas foram bem recebidas pela maioria da população e já vem mostrando resultados. Entre os principais benefícios dos programas, Doria ressaltou a diminuição de 30% nos acidentes das marginais, o credenciamento de 50 hospitais privados ao Corujão da Saúde e os mais de 200 mil exames já realizados desde a implantação da medida. 

Para encerrar o encontro, o Prefeito reforçou o discurso da parceria entre a iniciativa privada e o Estado. Em considerações finais, o Presidente do Secovi-SP, Flávio Amary, elogiou as ações do Prefeito e complementou sobre a necessidade de reestruturação do Plano Diretor, a redução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e a implantação de um balcão único de aprovações à cidade de São Paulo.

Fonte: Jornal SP Norte

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom