Feira com foco na piscicultura reunirá mais de 150 expositores em Ariquemes

Evento acontece entre os dias 4 e 7 de maio na Avenida Capitão Sílvio. Setor da agroindústria, agronegócio, artesanatos e varejistas também participam

A primeira edição da Expovale deve reunir mais de 150 expositores durante quatro dias em Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari. Segundo a Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), o foco principal do evento será baseado na piscicultura, mas também contará com a presença de agroindústrias, artesãos e varejistas com o objetivo de fomentar a economia. Ainda serão realizadas ações voltadas para a cultura, com apresentações teatrais e emissão de documentos.

O evento será realizado entre os dias 4 e 7 de maio no canteiro central da Avenida Capitão Sílvio. O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) relata que mesmo sendo a piscicultura o principal foco, foram confirmados 48 agroindústrias no evento. "Esperamos que mais agroindústrias se cadastrem para participar. Mas basicamente, todos irão expor o potencial da nossa região em produzir uma grande variedade de produtos", comenta.

Para o secretário de Meio Ambiente, Anderson de Gásperi, a economia do município necessita de ações para fomentar alguns dos setores da produção. "Foi percebido a necessidade de fomentar a economia da região referente ao setor primário de produção como a agroindústria, pecuária, agricultura e com foco principalmente na piscicultura, que ainda recebem poucos recursos para o cultivo do negócio", disse o secretário .

Quanto a localização do evento, que será Avenida Capitão Sílvio, Anderson acredita que o local pode receber diversas outras ações devido ao amplo espaço encontrado. "Acreditamos muito que essa não seja apenas a única, mas a primeira de uma série de grandes eventos a serem realizados nesta localidade", finaliza.

O presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel) explica que durante os quatro dias de evento serão realizados atrações culturais e uma apresentação sobre um dos símbolos da produção da piscicultura local.

"Estamos preparando uma sequência de arte e cultura para serem instalados no evento em uma espécie de mercado cultural com a exposição de diversos artesanatos, musicais e poesias. Paralelo a isso, estamos preparando uma apresentação de dança em alusão ao peixe Tambaqui, que é um dos destaques do evento e símbolo do comércio local", destaca.

A feira é idealizada pela Suder e conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o Serviço Social da Indústria (Senai/Sesi), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) e Prefeitura de Ariquemes.

Por Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom