Projeto de ciclismo insere crianças e adultos em competições regionais

Iniciativa acontece desde 2013 e ensina o esporte para 50 pessoas atualmente. Os níveis de experiência variam de iniciante, intermediário a avançado

O Centro de Iniciação Desportiva (CID) e a Secretaria de Educação oferecem um projeto que ensina ciclismo a crianças e adultos em Sobradinho II. As aulas acontecem desde 2013 e no início contava com oito pessoas, mas atualmente conta com 50 alunos de diversas idades. Objetivo do projeto é formar atletas para competições regionais. Além do projeto de ciclismo, o CID oferece também as modalidades de futsal, voleibol, atletismo, ginástica rítmica e basquete.


Rubens Barros representou o DF em várias competições

O criador e treinador do CID de ciclismo, Alex Ribeiro Acosta, tinha um projeto de futebol que foi transformado no de ciclismo há quatro anos. Os alunos frequentam as aulas três vezes por semana, no horário contrário da escola. Os atletas que participam do projeto representam o Distrito Federal em competições. “A gente consegue representar o DF nos Jogos da Juventude, que são etapas de jogos nacionais”, conta Alex.

O objetivo do projeto é inserir as crianças e adultos nos jogos escolares regionais do Distrito Federal. O aluno Rubens Barros, 14 anos, participa do CID de ciclismo há dois anos. Antes de começar a frequentar as aulas, Rubens fazia trilhas de bicicleta e hoje participa de grandes competições. “Fui vice-campeão de Brasília, representei Brasília em Fortaleza, corri na Capital Ciclismo Park Way e fiquei em quarto lugar”, diz Rubens.

De acordo com a Federação Metropolitana de Ciclismo (FMC-DF), existem cinco modalidades do esporte. Estrada, Mountain Bike, BMX, Pista e Cicloturismo. No CID de ciclismo são oferecidas as modalidades BMX, Estrada e Mountain Bike. A BMX é realizada em pistas naturais e tem mais ação, com pulos e manobras. Já a modalidade Estrada é de grandes distâncias, com circuitos de 12 a 17 quilômetros. Por último o Mountain Bike, que é feito em caminhos rochosos e trilhas em florestas. Todas essas modalidades são olímpicas.


Por Julia Autuori

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom