Tucanas do DF antecipam as comemorações do Dia Nacional da Mulher

O PSDB Mulher do Distrito Federal homenageou nessa última terça-feira (19) mulheres que prestaram e prestam relevantes serviços ao DF e ao país

Carmen Gramacho, coordenadora do projeto Bibliotecas do saber e Cristina Del’Isola, presidente do movimento “Maria Cláudia pela Paz” foram algumas das homenageadas da noite.

Segundo a presidente do PSDB Mulher do DF, Luiza Vercillo, o trabalho competente, árduo e, sobretudo, sensível de muitas mulheres é pouco divulgado, por isso a pertinência da homenagem. “Precisamos mostrar para a sociedade o que fazem essas mulheres maravilhosas e, principalmente, agradecê-las”, disse. 

O Secretariado também fez uma homenagem especial a ex-deputada federal pelo Rio de Janeiro, Lygia Lessa Bastos que ficou na vida pública por quase quarenta anos, e foi uma das mais ferrenhas guerreiras pelos direitos da mulher no país. Presidiu a Comissão Mista pela aprovação do divórcio, conseguiu a regulamentação da profissão de artista e abriu as portas da Academia Brasileira de letras às mulheres, dentre inúmeras outras ações e projetos que defendeu no Congresso Nacional. Disputou 10 eleições e ganhou todas. Houve um período em que Lygia era a única parlamentar na Câmara dos Deputados. 

Professora, atleta e política, Lygia não quis se aposentar como deputada. Se aposentou como professora do estado. Para o deputado federal Izalci Lucas, presidente regional do PSDB-DF, reconhecer a importância do trabalho digno, honesto e ético de Lygia é homenagear quem, de fato, deixa um legado para as gerações de hoje e de amanhã. A deputada Lygia Lessa Bastos tem 97 anos e mora no único bem que possui, um apartamento de quarto e sala no Flamengo.

Além de Carmen Gramacho, Cristina Del’Isola e Lygia Lessa Bastos, foram homenageadas as ex-presidentes do PSDB Mulher DF, Florentina Santos Leite, Lêda Tâmega Ribeiro, Maria de Lourdes Abadia, Maria do Socorro Marques Miranda, Maria Josefina Maestracci Tolentino, Sandra Suely Marques Quezado, a presidente de honra do PSDB Mulher, Ivone Fernandes Ferreira, além daquelas que realizam projetos sociais em suas comunidades como Nágela Maria Gonçalves dos Santos no Guará, Rita Mel com os idosos e, ainda, Flávia Negreiros pelo engajamento em projetos sociais junto à Câmara Legislativa. O Secretariado também prestou uma homenagem post mortem a ex-presidente Zilah de Almeida Reis.

O evento contou ainda com a palestra “a mulher na política” da ex-deputada federal pelo Ceará, Moema São Thiago, uma das fundadoras do PSDB.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom