Hackers se reúnem na Câmara Legislativa para Hackday sobre orçamento

Inaugurado no começo de abril, o Laboratório Hacker de Inovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Labhinova) realiza no próximo dia 19 de maio seu primeiro Hackday, espécie de maratona de programação



Das 10h às 18h, programadores, desenvolvedores e estudantes que dominam tecnologias da informação e computação vão se dedicar a desvendar dados sobre o orçamento do DF e o sistema do Portal da Transparência.

No começo do encontro, os hackers assistirão uma breve apresentação sobre a análise de dados orçamentários, e técnicos da Casa da área de orçamento e finanças estarão presentes para orientar como baixar informações do Sistema de Gestão Governamental (Siggo), da Secretaria de Fazenda. A expectativa é que o conteúdo e o cruzamento de dados possam ser apresentados de forma acessível, ou seja, livre e em formato compreensível para qualquer cidadão, em especial os leigos na complexa área de finanças. 

O hackday está sendo organizado com o apoio do LabHacker da Câmara dos Deputados, em funcionamento desde 2013, e deve contar com a participação de cerca de 50 hackers. Entre eles, programadores que já coletam dados de governo e participantes do Laboratório de Inovação em Governo GNova, do Ministério do Planejamento em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Também devem participar integrantes do Observatório Social de Brasília e do Instituto de Fiscalização e Controle.

O Labhinova pretende realizar, ainda, outros Hackdays sobre assuntos variados, a exemplo de comunicação pública. O objetivo é o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos que aumentem a transparência sobre as ações do Legislativo local, como aplicativos para celulares.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom