Ana Paula Pinheiro
No mundo dominado por smartphones, tablets, dentre outros acessórios advindos da modernidade tecnológica, manter um elo de comunicação com os condôminos torna-se cada dia mais um grande desafio para os gestores condominiais
Outra grande dificuldade que gera uma barreira nesse processo tão importante é a falta de tempo, pois, a rotina corrida dos condôminos muitas vezes é desculpa para a falta dos registros nos livros de ocorrências.
Em alguns casos, o único ponto de encontro entre a gestão e os condôminos acaba sendo o mural do elevador, local de passagem obrigatória a todos. O bom e velho e-mail também serve como veículo para divulgação de informativos e recebimento de reclamações. Mas, com a rotina pesada, essas estratégias acabam sendo pouco atraentes e a comunicação acaba ficando comprometida.
Uma boa saída para otimizar o processo é investir em tecnologia. Hoje, existem muitas alternativas de aplicativos voltados para esta finalidade, e o uso dos mesmos não se resume apenas ao registro de reclamações. A maioria proporciona ao condômino uma série de facilidades que vão desde reservas, anúncio de visitantes, prestadores de serviço, domésticas, dentre outros. Alguns aplicativos conseguem gerar acesso a comunicados, atas e até mesmo boletos.
A comodidade de poder fazer um registro de ocorrências direto do aparelho celular tem agradado e esta novidade já está em uso em muitos condomínios por todo o Brasil. O custo costuma ser acessível e os benefícios gerados são inúmeros.
Outra ferramenta muito utilizada é o whatsapp, porém, esta pode ser bastante conturbada devido às polêmicas que costumam ocorrer com facilidade. O whatsapp não dá privacidade no registro das ocorrências, por isso, os assuntos acabam tomando proporções que muitas das vezes saem do controle. Para o gestor, lidar com a amplitude de inúmeras opiniões colocadas ao mesmo tempo, não é uma tarefa fácil. A criação de grupos é uma estratégia que pode trazer consigo alguns contratempos como a exposição dos problemas, constrangimentos e até mesmo desentendimentos mais complicados entre os condôminos.
Seja qual for à sistemática de comunicação adotada, o primordial é que esteja acessível a todos os condôminos, e que possa promover de forma satisfatória um bom elo de comunicação entre os moradores e a gestão.
*Ana Paula Pinheiro é Presidente da Seccional do Estado do Amazonas da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP.
parabéns artigo maravilhoso.
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