O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) participou, nesta sexta-feira, 1º de setembro, da reinauguração do parque infantil da Creche Pioneira da Vila Planalto
A obra foi custeada com recursos de medidas alternativas. O espaço, que estava deteriorado e apresentava risco para as crianças, recebeu novos brinquedos, cobertura e adequação do terreno.
A promotora de Justiça Juliana Vieira Ávila Chagas, titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Brasília, e representantes da Coordenadoria Executiva de Medidas Alternativas (Cema) foram recebidos na creche com apresentação musical. Durante o corte da faixa inaugural, a presidente da instituição, Wanda Clementina Dias Corso, agradeceu a parceria. “O parquinho que nós tínhamos estava em péssimas condições, os brinquedos eram de ferro e machucavam as crianças. Agora a área está coberta e elas não ficam expostas ao sol”, afirmou.
A instituição, que atende 163 crianças com idade entre um a três anos, foi beneficiada com aproximadamente R$ 23 mil. Esses recursos vêm de medidas alternativas que substituem a pena privativa de liberdade em casos de aplicação de suspensão condicional do processo nos crimes de médio potencial ofensivo.“É gratificante ver que o dinheiro pago a título de fiança se transforma em benefício para a sociedade”, explicou a promotora.