Sistema para gestão de condomínios: as vantagens desta tendência entre síndicos e moradores

Os condomínios estão cada vez mais complexos, o que acaba aumentando as tarefas de gestão por parte do síndico

Não é mais novidade que o mundo está em constante mudança nos últimos anos. Um dos avanços mais notáveis e que afeta nossas vidas é o da tecnologia. Apesar de seus impactos em diversos âmbitos, é de se surpreender que em nossas casas, no condomínio, ainda acabamos utilizando processos e ferramentas antigas e ineficientes.

A maioria das pessoas opta por viver em condomínio para obter mais segurança e facilitar sua vida, podendo focar no que realmente importa. Neste sentido, uma tendência tem se tornado comum entre os condomínios: o uso de um software para a gestão de condomínios. A adoção de um sistema para condomínio é uma das práticas para auxiliar o trabalho do síndico, reduzindo o número de processos arcaicos que sem um sistema específico demandam muito tempo para serem executados e que, muitas vezes, causam dor de cabeça para síndicos e moradores.


Entre essas atividades estão a reserva do salão de festas, do uso da quadra de esportes, gestão da comunicação do condomínio. O uso de um sistema para condomínios permite que tudo seja feito com qualidade e vantagens, como:

Comunicação 
Uma das principais utilidades de um sistema para a gestão de condomínios é a melhoria da comunicação entre síndicos e moradores. Em muitos casos, notamos que os comunicados de papel nem sempre são vistos por todos os condôminos, ou então são vistos tarde demais, pois o morador precisa estar fisicamente no prédio. 
Desprovido de ferramentas pensadas especificamente para condomínios, o síndico acaba trocando seu tempo de lazer para tratar situações do condomínio que poderiam ser resolvidas com mais facilidade. O livro de ocorrências é outro exemplo, com a utilização de um sistema, todas as mensagens entre moradores e síndicos ficam registradas e as questões do condomínio são centralizadas em um único local online. A comunicação se torna mais rápida e eficaz, evitando esquecimentos e mal-entendidos.

Facilidade 
A dificuldade para realizar atividades simples do condomínio também é um problema recorrente, como por exemplo, a reserva de áreas comuns e autorizações de entrada na portaria. Não é incomum moradores passarem o incômodo de ter que ir até a portaria para reservar o salão de festas. Ou deixar de fazer um churrasco com a família e amigos, pois o salão havia sido reservado, mas no dia ninguém utilizou porque a reserva foi cancelada 4 dias antes e o mesmo não foi avisado. Ou pior, duas reservas marcadas no mesmo dia e horário por alguma falha na marcação na agenda de papel. Tais acontecimentos resultam em estresse e perda de tempo. Ao utilizar um sistema em seu condomínio as reservas podem ser feitas a qualquer hora e em qualquer lugar, com validação automática das regras do regimento interno.


Transparência 
A transparência dentro do condomínio é um ponto muito discutido em assembleias e entre os próprios moradores. Entre as responsabilidades do síndico está a prestação de contas para os condôminos. Com um sistema, você pode armazenar todos os documentos e deixar disponível para que os moradores façam consultas quando julgarem necessário. Além disso, a participação dos condôminos se torna mais fácil e aberta. Ou seja, todos os moradores têm a possibilidade de estarem bem informados e interagirem sobre todos os assuntos do condomínio por meio de fóruns de discussão, enquetes, classificados.

Condomínios que não utilizam nenhum sistema perdem, em média, 35% de receita e 40 horas de produtividade. Dito isso, com uma rotina tão corrida como a de um síndico, não há motivos para perder tempo com processos arcaicos sujeito a falhas que podem gerar desconforto na vida em condomínio ou até mesmo retrabalho.

Existem diversos aplicativos no mercado brasileiro, e um que vem se destacando é o sistema para condomínio.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom