Esporte, cultura e tradição em Cidade Ocidental

A Corrida do Marmelo atrai corredores de todos os lugares do país para celebrar a mais rica tradição cultural do município de Cidade Ocidental.




A marmelada é um símbolo marcante da história de Cidade Ocidental. O doce rico em sabor e nutrientes compõem o cardápio de comidas típicos de nossa terra, sendo servido até mesmo na merenda escolar. Além da sua importância gastronômica a marmelada é o centro de uma das mais importantes festas da região: a Festa do Marmelo, que desde os anos 2000 permeiam o imaginário e a cultura popular.

A Festa do Marmelo começou por iniciativa dos fiéis da Capela Nossa Senhora D’Abadia, situada no povoado Mesquita, para arrecadar os recursos necessários à reforma da Igrejinha. Para isso, a comunidade organizou leilões, bailes, cavalgadas, bingos e toda sorte de eventos que permitissem levantar fundos para a realização das obras. Nesse sentido a Corrida do Marmelo, criada por esse blogueiro quando festeiro da Festa do Marmelo em 2006 apareceu como um dos mais fortes atrativos da festividade que buscava incentivar o esporte em nossa região.

Desde a sua primeira edição a Corrida do Marmelo atrai atletas profissionais e apaixonados pela a prática esportiva, é um momento que supera a competição trazendo a cada um dos corredores uma experiência visual das paisagens que cercam nosso município. O que os campeões levam de volta para casa é sobretudo a memória das tradições vivas do nosso povo; se os prêmio são singelos, a experiência é incomparavelmente rica. Talvez isso explique a adesão crescente de competidores ano após ano.

Foi justamente por compreender a importância da corrida que o Prefeito Fábio Correa, enquanto ainda era vereador, empenhou-se em buscar junto aos seus pares e à gestão municipal a inserção da competição no Calendário Oficial do Município. Depois de muito empenho, em outubro de 2015, a Corrida tornou-se Projeto de Lei. Desde o ano passado a competição acontece com apoio total da Prefeitura Municipal que, através da Superintendência de Esporte, impulsiona a corrida para firmar-se entre as maiores da região do entorno e, quiçá do centro-oeste.

Em 2018 será a 11º edição da Corrida do Marmelo, que acontecerá no dia 14 de Janeiro, os competidores profissionais já retomam os ritmos de treino, enquanto os amantes da prática esportiva aguardam ansiosos pelo o momento de celebração. A corrida atrai populares e marca o início do ano enchendo as ruas da cidade ao longo de todo o percurso. Nos últimos anos a novidade é a “Marmelinho” voltada para os pequenos atletas com o objetivo de incentivar os hábitos saudáveis desde cedo.

Você também pode participar!

Confira o regulamento:

Competidores de Cidade Ocidental – Corrida do Marmelo – Cidade

Competidor Geral – Competidores – Geral

Fichas de inscrição




As inscrições também podem ser realizada pelo site www.centraldacorrida.com.br e na academia Shiai-Khan, na Sq 15 Qd 14 Casa 52.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom