Ouça o que os cidadãos têm a dizer

O primeiro passo para quem quer vencer uma eleição é ouvir o que os cidadãos têm a dizer. Só assim você conseguirá elaborar propostas que realmente tenham relação com os desejos dos eleitores e que chamem a atenção da população


Lembre-se de que o seu objetivo, ao se eleger, é servir ao povo, e são as vontades dele que devem ser atendidas.

Líderes
Uma ótima forma de entender o que o seu público deseja é entrando em contato com os líderes das comunidades e entendendo quais são as demandas deles e das pessoas com as quais se relacionam. Neste grupo, podemos citar, como exemplo: líderes de movimentos sociais, sindicalistas, empresários, líderes de movimentos estudantis, diretores de escolas, entre outros.

Essas pessoas, além de fornecerem informações relevantes sobre as demandas de suas categorias, também são influenciadores. Isto é, se você ganhar a confiança delas e mostrar que suas demandas serão atendidas caso você seja eleito, elas levarão outras pessoas a votarem em você, já que possuem seguidores fiéis, que acreditam em suas ideias.

Mas, é claro, só prometa aquilo que poderá, de fato, cumprir.

Cidadãos comuns
O contato com os líderes não exclui as interações com os cidadãos comuns. Uma forma de saber quais são os desejos, demandas e solicitações da população é contatar o maior número de pessoas possível.

E, uma maneira de ter acesso a essas informações, é realização de pesquisas porta a porta. Para isso, você pode contar com voluntários que façam esse trabalho. É importante colher uma amostra de dados que seja significativa, então planeje com muita atenção, por exemplo, quais bairros serão abrangidos.

Escolha um número específico de bairros a serem visitados, selecionando aqueles que tenham características diferentes entre eles (por exemplo, 5 de classe baixa, 4 de classe média e 3 de classe alta). Depois, estabeleça uma meta de contatações para cada voluntário, considerando o número de votos que você precisa para ser eleito.

Nessas conversas, é claro, deve-se aproveitar a oportunidade para que o voluntário conte sobre o candidato e informe que suas solicitações serão consideradas no momento de elaborar propostas. Assim, a pessoa já sentirá que está sendo ouvida e poderá se interessar pelo político e por suas ações.

Outra forma de obter dados de cidadãos comuns é utilizando as redes sociais. Você pode fazer enquetes, pedir a opinião dos usuários nos comentários e até mesmo fazer transmissões de vídeo ao vivo, interagindo com os internautas. Ter um website e blog através do qual as pessoas possam entrar em contato também é uma ótima maneira de ouvir o que a população tem a dizer. 

Além disso, você pode organizar eventos e marcar palestras ou bate-papos para conversar com a população, o que mostrará que você tem proatividade e desejo de ouvir os cidadãos.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom