13 tipos de Amigo Secreto para a confraternização de fim de ano

Já sorteou o seu?

Estamos na  época das maiores confraternizações. Parece que todo mundo quer se encontrar antes que vire o ano, trocar presentes, carinhos e muita comida, claro. E, como é de praxe, você já ouviu falar sobre o tal do Amigo Secreto: um sorteio entre os participantes para escolher às cegas quem irá presentear.

O básico funciona assim, mas você sabia que pode variar o estilo e deixar o evento mais divertido, além de garantir presentinhos para todo mundo? Confira as ideias e boas Festas!

1. Amigo da onça
Basicamente, você presenteia a pessoa sorteada com algo que ela não goste ou pode ser uma "brincadeira" conhecida entre todos os participantes. Só não vale algo em que a pessoa se sinta ofendida, OK?

2. Amigo roubado
A ideia é que, por meio de um sorteio, todo mundo receba um número. E aí, do primeiro ao último número, cada participante escolhe o que quer ou rouba de quem já escolheu. Quando todo mundo tiver um presente em mãos, é hora de desembrulhar! A dica é comprar algo que você gostaria de ganhar e embrulhar para "disfarçar".

3. Amigo (o)culto
Uma forma de estimular a leitura, essa versão é feita com livros e você tem de revelar seu amigo secreto por meio de algum texto, poema ou frase que o descreva. E presenteá-lo, claro!

4. Amigo chinelo
O jeito mais fácil de tornar um amigo secreto democrático e sem o drama de gastar muito ou ganhar um presente muito simples. Dá para escolher com qualquer tema, na verdade. Então a brincadeira é que todo mundo ganha a mesma coisa!

5. Amigo solidário
Já pensou em escolher uma instituição, em vez de um pessoa, para se beneficiar de sua doação? Cada um doa o que pode à instituição sorteada.

6. Amigo bingo
É exatamente a união dos dois jogos: cada um compra um presente legal e, no dia do evento, rola um "bingo" e cada pessoa que for ganhando vai recebendo um presente.

7. Amigo ao contrário
Em vez de dar as dicas para as pessoas adivinharem quem você tirou, é o contrário: você fica de olhos fechados, enquanto seu amigo secreto levanta a mão para todo mundo saber quem é. E aí você tem de fazer perguntas até acertar quem é! Para dificultar e animar a brincadeira, tenha um número limite de perguntas por rodada e também só respostas com "sim ou não".

8. Amigo dança das cadeiras
Numere todos os presentes e os amigos e comece a famosa dança das cadeiras. Cada pessoa que sair ganha o presente correspondente a seu número. Ou você pode deixar os presentes nas cadeiras e, quando a música parar, cada um ganha o presente da cadeira em que se sentou.

9. Amigo chá de cozinha
Está todo mundo de mudança ou precisando de coisas para casa? Então o tema pode ser esse! E para deixar mais legal, faça com que a pessoa tenha de adivinhar o que ganhou antes de abrir, pensando nas utilidades do presente.

10. Amigo lingerie
Como quase qualquer tema, vocês podem escolher só presentear com lingeries.

11. Amigo artesanal
Se todo mundo é da pegada "faça você mesmo", é legal fazer um amigo secreto em que só se possa presentear com algo que fez. Não vale comprar. Vocês economizam uma grana e ainda têm um presente único!

12. Amigo troca-troca
Parecido com o "Amigo ladrão", você pode criar a própria regra de troca: a partir do segundo presenteado; depois de cada participante e presente ganhar um número; trocar com a pessoa da esquerda ou da direita, por exemplo. Ou ainda: quando sair o número 5, todo mundo tem de trocar o presente duas vezes, com duas pessoas diferentes e assim por diante.

13. Amigo surpresa
Para quem não tem tempo de realizar o sorteio antes do encontro, é uma ótima ideia. Basta comprar um presente unissex, que agrade a qualquer pessoa e esteja de acordo com o valor estipulado. Na hora, todo mundo anota o nome e coloca em uma caixinha para realizar o sorteio, que dirá quem é o amigo secreto de cada um.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom