Izalci comemora acesso de pessoas com deficiência à tecnologia digital

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) registou nesta quinta-feira (7), em discurso no Plenário, a inauguração de um centro de inclusão digital para pessoas com deficiência que aconteceu ontem, na cidade do Guará, no Distrito Federal


Foto: Roque de Sá.
Ao fazer referência à capacidade de inovação do brasileiro, o parlamentar pediu prioridade do governo e dos congressistas em manter a regularidade dos investimentos em ciência e tecnologia previstos no Orçamento da União.

Izalci avaliou que o apoio a essa área possibilitará maior engajamento em pesquisa e o estímulo à produção de equipamentos que possam, inclusive, ampliar as oportunidades para os portadores de deficiência. O senador citou a tecnologia utilizada no centro de inclusão, em que um instrumento colocado na boca do usuário permite que ele consiga acessar o computador, digitar e executar atividades corriqueiras feitas com as mãos.

— Eu fico muito animado, porque uma ferramenta dessa é a liberdade da pessoa para poder fazer o que nós fazemos, de poder frequentar uma sala de aula, poder estudar, poder usar a tecnologia — disse.

Izalci também elogiou o programa de tecnologia assistida, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações‎, ressaltando o papel fundamental da iniciativa em estimular a desburocratização do processo de inovação e a geração de novos empreendimentos no país.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom