AgroBrasília 2019 apresentará as inovações no setor de irrigação

A AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados, fará sua 12ª edição, em maio próximo. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) é uma vitrine das tecnologias para o agronegócio



O Brasil está entre os dez países com maior área equipada para irrigação do mundo. Atualmente, 6,95 milhões de hectares estão equipados para irrigação, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). Quatro estados concentram quase 80% da área ocupada por pivôs centrais no país. São eles: Minas Gerais, Goiás, Bahia e São Paulo.

No município de Cristalina, no sudeste de Goiás, cerca de 63 mil hectares são irrigados com equipamentos, como pivô central, gotejamento e microaspersão. Entre as 56 culturas irrigadas, alho, batata, cebola e tomate são as que já bateram recorde de produtividade no ano de 2018, assim como o trigo, com 145 sacas por hectare.


Já na região noroeste de Minas Gerais, os municípios de Unaí, Paracatu, Guarda-Mor e Bonfinópolis somam juntos o total de 100 mil hectares irrigados.

O crescimento da atividade tem se tornado mais forte e persistente nas últimas décadas, ao se intensificar ainda mais nos últimos anos, dada a dinâmica e diversificação das culturas. Porém, a irrigação ainda é pequena frente ao potencial estimado do país, pois muitos avanços ainda são necessários para melhor caracterização e monitoramento da atividade.

Com a técnica da irrigação é possível fornecer alimento para todo o mundo de forma equitativa e racional. Além de imprescindível na região do Distrito Federal e entorno, a técnica é essencial para manter a produtividade no campo e a rentabilidade.

De acordo com o secretário-executivo da Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Bruno Vicente Marques, a irrigação na região é fator determinante para o desenvolvimento econômico, social e sustentável. “Temos na região um período climático definido, com estações chuvosas e secas, e exploramos diversas atividades que dependem exclusivamente da irrigação, como alho, batata, feijão, cebola, tomate, milho e soja e, com isso, a gente consegue viabilizar uma safra mais precisa. A prática da irrigação nessa área traz segurança para o produtor rural, principalmente nos períodos de veranicos, quando já temos um déficit hídrico já programado naturalmente. Dessa forma, garantimos que as lavouras e as produções tragam resultados mais esperados”, explica.

Referência para o setor de agronegócio, a AgroBrasília, a maior exposição de agronegócio do Planalto Central e uma das maiores do país, irá trazer para o Distrito Federal grandes empresas de tecnologia que irão apresentar as soluções tecnológicas, bem como as últimas novidades do setor de irrigação que permitem o uso de eficientes sistemas. Conhecida como Feira Internacional dos Cerrados, o evento possibilita um amplo espaço de debates e diálogos, além de oportunidade de realização de negócios e intercâmbio de ideias.

Por meio da exposição de maquinários e equipamentos, os agricultores terão ao seu alcance tecnologias de irrigação como a aspersão, a microaspersão e o gotejamento.

“A AgroBrasília tem sua importância. Os números mostram que o evento hoje faz parte do grande cenário brasileiro e talvez até do grande cenário mundial, como um dos principais eventos de transferência de tecnologia e de negócios. A agricultura irrigada é representada por diversas empresas e por diversas pessoas que pensam o setor. Nós, do setor de irrigação, sempre fazemos questão de participar da AgroBrasília, seja com estande, seja por meio de uma participação mais integral, tentando ir todos os dias. É uma das formas de ficar mais próximo dos agricultores e das pessoas que estão trabalhando e pensando as tecnologias. É onde se faz o network e os primeiros contatos. Para a nossa área, talvez seja o evento mais importante do ano”, destaca o secretário-executivo.


Imagem relacionada

Programação

PROGRAMAÇÃO AGROBRASÍLIA 2019



AUDITÓRIO BURITI (PRINCIPAL)

Terça-feira - 14/05

10h às 12h - “Audiência Pública” - Câmara Legislativa

15h às 17h30 - Abertura Oficial AgroBrasília 2019


Quarta-feira - 15/05

9h30 às 12h - Seminário de Economia Agrícola

15h - Palestra "Boas Práticas de Inteligência Militar e Segurança no Agronegócio: a Informação é a Base da Prevenção"


Quinta-feira - 16/05

8h às 12h - Seminário "Potencial da Cadeia produtiva de florestas plantadas no Distrito Federal e Região Integrada Desenvolvimento Econômico" - SEAGRI

15h às 18h - "Ação do Agro Nacional" - Movimento Brasil Verde e Amarelo


Sexta-feira - 17/05

8h30 às 12h - Fórum AgroMulher

13h30 às 14h30 - Palestra "Inoculação Micorrízica: ganhos em Produtividade e Melhorias na Qualidade dos Solos Agrícolas"

14h30 às 17h - Workshop de Viticultura no Planalto Central


Sábado - 18/05

Livre



AUDITÓRIO ANEXO

Terça-feira - 14/05

9h às 10h - Palestra UNB: "Gestão de Riscos Financeiros no Agronegócio"


Quarta-feira - 15/05

10h à 12h - Palestra Banco do Brasil

15h às 17h - Palestra "Remineralizadores de solos e fertilizantes naturais" - Remax


Quinta-feira - 16/05

10h à 12h - Reservado ao BRB


Sexta-feira - 17/05

9h às 10h - Palestra "Pecuária de corte"

14h às 15h - Palestra de Arbitragem no Agronegócio


Sábado - 18/05



10h às 12h - Palestra: E-Social (Senar)






O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (PRB), realizará audiência pública para debater sobre a Reforma Tributária Distrital no setor agropecuário, no dia 14 de maio, na AgroBrasília. O objetivo é gerar mais empregos e economia na mesa dos brasilienses.

“Meu sonho é que Brasília seja conhecida como a capital do emprego. É duro ver um pai de família que não tem condições de manter o sustento da sua casa e o desespero de tantas famílias que sofrem por falta de oportunidades”, disse Delmasso.

As próximas audiências serão com os setores: cooperativa de catadores e recicláveis, atacadista, serviços, indústria, automotivo, shopping center e tecnologia da informação. Em dezembro, Delmasso realizará a sessão solene para entregar a proposta da reforma tributária ao governador do DF, Ibaneis Rocha.


Estarão compondo a mesa os secretários de Estado: de Desenvolvimento Econômico Ruy Coutinho, de Fazenda, André Clemente, de Agricultura, Dilson Resende de Almeida, a presidente da Emater, Denise Andrade da Fonseca e o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária, Joe Vale. A iniciativa tem o apoio da AgroBrasília e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Mapa GERAL AgroBrasília2019 m

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom