Uma W3 renovada e acessível

Calçada em frente às lojas vai ganhar uma faixa de serviços, onde vão ficar todos os obstáculos para o pedestre, como árvores, poste de iluminação, sinalização de trânsito e mobiliário urbano

O canteiro central da Avenida W3 será reorganizado. As atuais calçadas e meio-fios estão sendo quebradas e serão refeitas com acessibilidade Foto: Renato Alves.
Quarenta dias depois de iniciadas, as obras de revitalização das quadras 511/512 Sul seguem em ritmo acelerado. Os estacionamentos da Avenida W2 estão praticamente concluídos e a empresa terceirizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para executar o serviço começou a demolir o canteiro central da Avenida W3. Até o início de julho, quando o trabalho está previsto para ser concluído, a avenida comercial mais antiga de Brasília estará de cara nova.

As calçadas em frente às lojas, esburacadas e desniveladas, ganharão piso novo, o que promete facilitar a circulação de pedestres. Além disso, a via vai ganhar uma faixa de serviços, uma espécie de divisão na calçada em frente às lojas que permite um caminhar livre, seguro e confortável. O espaço de um metro será separado do restante para receber árvores, poste de iluminação, sinalização de trânsito e mobiliário urbano como hidrantes, bancos, floreiras, telefones e lixeiras.

Até o início de julho, a avenida comercial mais antiga de Brasília estará de cara nova

A ideia é que todos os obstáculos para o pedestre fiquem nesse local e o resto da calçada, em uma extensão de 4 metros, permaneça livre para as pessoas. A faixa de serviços também serve para acomodar a rampa de acesso para cadeira de rodas e, a que será construída nas quadras 511 e 512 Sul, terá bicicletários de piso para o estacionamento de bicicletas em frente às lojas. A previsão é que a calçada existente hoje na W3 comece a ser quebrada na semana que vem.

Os estacionamentos da W2 estão quase finalizados. Cinco dos sete trechos usados para estacionar os carros estão praticamente prontos. Dois já foram liberados para os veículos e as outras vagas estarão livres até sexta-feira. O secretário de Infraestrutura e Obras, Izídio Santos, explica que a obra também prevê a troca do piso das calçadas do fundo das lojas. “As obras estão dentro do prazo. A calçada danificada dos becos entre as lojas já foi retirada e a iluminação será totalmente revitalizada”, afirma.

O canteiro central será reorganizado. As atuais calçadas e meio-fios estão sendo quebradas e serão refeitas com acessibilidade. O asfalto do estacionamento e o número de vagas serão mantidos.

O trabalho nas quadras será uma espécie de projeto piloto que deve ser replicado em toda a Avenida W3 Sul. O GDF vai arcar com a melhoria dos espaços públicos. Em contrapartida, os lojistas vão reformar as fachadas das lojas. A obra nos espaços públicos está orçada em R$ 1,78 milhão e está sendo executada pela empresa Vital Engenharia, vencedora da licitação.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom