GDF e TRE-DF juntos nas eleições para conselheiro tutelar

Resultado de imagem para tre df

A novidade este ano será o uso pela primeira vez de urnas eletrônicas. Pleito acontecerá em outubro

Foto: Renato Alves.
O governador Ibaneis Rocha assinou na tarde de hoje (29) termo de convênio oficializando parceria do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) na eleição para conselheiros eleitorais do GDF este ano. O pleito acontece no próximo mês de outubro, oferecendo 200 vagas para membros titulares e até 400 de suplentes. É a primeira vez que os dois Poderes firmam colaboração mútua envolvendo a pauta.

Na prática, o TRE-DF irá fornecer apoio logístico, além de transferência de conhecimento e experiência na organização de eventos dessa natureza. A instituição também irá disponibilizar urnas eletrônicas. A ideia é que as eleições aconteçam nos mesmos moldes de uma eleição oficial. Para o Secretário de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), Gustavo Rocha, o uso dos equipamentos eletrônicos irá dar mais transparência às eleições.

“Além de facilitar o trabalho, vai dar mais segurança e dinamismo”, comentou. “Certamente isso dará uma credibilidade muito grande nas eleições, que nos consideramos de suma importância para a segurança da própria infância e juventude do DF”, reforçou a presidente do TRE-DF, desembargadora Carmelita Brasil.

Atualmente o DF tem 40 conselhos tutelares, sendo que cada unidade tem 5 cinco titulares e 10 suplentes. Os conselhos são vinculados administrativamente à secretaria. Quem irá eleger os representantes que atuarão no próximo triênio (2020 a 2023) é a população, por meio do voto direto e secreto. Cada eleitor poderá votar em um candidato da região administrativa correspondente à seção onde o título de eleitor esteja registrado. O processo de escolha é organizado pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“A gente está mobilizando, fazendo campanha, fazendo com que a população participe. Quanto mais participação da sociedade, mais visibilidade o evento vai ter. Esse ano queremos a participação maciça da população”, enfatizou o secretário de Justiça do DF, Gustavo Rocha.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom