Tempo frio e seco favorece problemas oculares

Imagem relacionada

Serviço de Oftalmologia da Secretaria de Saúde alerta: olho seco e alergias são os males que mais atingem a população

Resultado de imagem para problemas no olho
A combinação entre frio e seca não faz mal apenas ao sistema respiratório. Os olhos também podem sofrer nessa época. Em 2018, por exemplo, os atendimentos no Serviço de Oftalmologia na Secretaria de Saúde aumentaram em 25% nesse período do ano – e a expectativa é de que a situação se repita. As principais causas são alergias e olho seco.

“O problema mais comum são os olhos irritados, com coceira, vermelhos, e a sensação de corpo estranho. Assim, nesta época do ano devemos evitar ar condicionado ligado direto e também o uso de computador e tablets, bem como celulares”, alerta a referência técnica distrital de Oftalmologia, Núbia Vanessa Lima. “As crianças e os idosos devem receber maior atenção. Principalmente os idosos, por não piscar adequadamente.”

Quando estiver com sintomas, o ideal é procurar uma unidade básica de saúde. “O exame oftalmológico detecta qual o grau de olho seco no indivíduo e que tratamento é adequado a cada caso. 

Os tratamentos incluem o uso de colírios, pomadas e até de comprimidos para melhorar a qualidade da superfície ocular”, explica a oftalmologista.

Para prevenir o problema, o ideal é lavar os olhos com soro fisiológico gelado, evitar coçar e usar óculos de sol com lentes UVA e UVB.​

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom